Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf ofertará Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Profnit)

publicado: 07/03/2018 17h56 última modificação: 07/03/2018 17h56
Mônicas Santos

Mais um programa de pós-graduação Strictu sensu será ofertado pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Profnit) é oferecido em rede nacional e a Univasf é um novo ponto focal de oferta do curso. O programa é voltado aos profissionais graduados em qualquer área, que atuam em propriedade intelectual, transferência de tecnologia e inovação tecnológica. O edital de seleção para a primeira turma deverá ser lançado até o fim do mês de março. Estão previstas 12 vagas para este primeiro processo seletivo.

Promovido pelo Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec), o Profnit é um programa presencial, com conceito 4 na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que tem sede acadêmica na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). A Univasf já atuava, desde 2016, como instituição associada ao Profnit, com a participação de três docentes no ponto focal da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Com a aprovação do ponto focal da Univasf, serão constituídos o Colegiado Acadêmico e a secretaria do curso, que será a mesma do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT). O corpo docente inicial será composto por nove docentes da Univasf, dois do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) e uma pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

O ingresso da primeira turma da Univasf ocorrerá no semestre 2018.2. A seleção será realizada por meio de uma prova e de análise curricular. As aulas do programa, que terá dois anos de duração, serão realizadas no Campus Juazeiro e estão previstas para iniciar em 13 de agosto, conforme o calendário acadêmico da pós-graduação da Univasf.

O curso atua dentro do âmbito das competências dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) bem como em outras instâncias afins do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI). Dentre os assuntos tratados estão a legislação e políticas públicas referentes à propriedade intelectual e à Transferência de Tecnologia e à Inovação Tecnológica; processar pedidos e fazer a manutenção dos títulos de propriedade intelectual; desenvolver estudos e estratégias para transferência das inovações geradas pelas de Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs); promover e acompanhar o relacionamento das ICTs com empresas, entre outros.

De acordo com a coordenadora do Profnit na Univasf, professora Vivianni Marques Leite dos Santos, o curso representa um marco para a Universidade, por permitir a participação de docentes e discentes de diversas áreas. “A aprovação da Univasf como ponto focal é importante por contribuir com a produção tecnológica na Univasf e na geração de inovação para as organizações da região, nos diversos segmentos, tanto em comércio como indústria, bem como para os órgãos públicos em geral, incluindo a própria Univasf”, destaca.

Mais informações sobre o curso podem ser obtidas nas páginas do Profnit Univasf e do Profnit