Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf participa de projeto para implantação do Arquivo Público de Petrolina

Univasf participa de projeto para implantação do Arquivo Público de Petrolina

publicado: 12/08/2021 10h58 última modificação: 12/08/2021 11h22
Renata Freitas

A experiência técnica dos bibliotecários, arquivista e docentes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) na concepção de projetos para implantação de arquivos privados e públicos levou a Instituição a integrar o Grupo de Trabalho (GT) que está à frente do projeto de criação do primeiro Arquivo Público Municipal da cidade de Petrolina (PE). O GT é formado por servidores do Sistema Integrado de Bibliotecas (Sibi) e da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Univasf, que juntamente com representantes de outras instituições e do poder público municipal, vêm atuando desde maio deste ano na elaboração do projeto.

O trabalho envolve desde a realização de um estudo e a construção do projeto até a elaboração da minuta de Lei para a instituição do Arquivo Público Municipal de Petrolina, que será submetida ao executivo e legislativo do município. Com o apoio do Arquivo Público do Estado de São Paulo, a proposta de minuta já foi concluída e será apresentada ao prefeito de Petrolina, Miguel Coelho. O GT também fará o acompanhamento dos trâmites do projeto e do processo de institucionalização do Arquivo, que inclui a gestão documental e o acesso à informação.

Participam do GT como representantes da Univasf a pró-reitora de Extensão, professora Lucia Marisy; a pró-reitora adjunta de Extensão e diretora de Extensão, professora Márcia Bento Moreira; os bibliotecários do Sibi Lucídio Alencar e Jaqueline Souza; e o arquivista Luiz Oliveira. A equipe técnica também é composta pelo secretário de Educação de Petrolina, Plínio Amorim; o vereador Gilmar Santos, as pesquisadoras Manuela Garcia e Kalline Lima, do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura e Instituições Educacionais (Gepcie), da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp); a coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em História e Educação no Sertão do São Francisco (Gephesf), Virgínia Ávila; e a bibliotecária do Colégio Auxiliadora, Ana Lúcia Coelho, além de outras autoridades locais.

O bibliotecário da Univasf Lucídio Alencar destaca que os arquivos municipais são equipamentos relevantes para preservar a memória social e a história local. “As instituições arquivísticas são importantes fontes de pesquisa e espaços necessários de guarda e gestão documental que fornecem suporte não apenas à administração municipal, mas contribuem, também, para a promoção da cultura e o desenvolvimento de pesquisas”, diz.

Ele ressalta que contribuir para a criação do Arquivo Público da cidade reforça o compromisso social, político e cultural que a Univasf tem com as demandas sociais locais, o comprometimento com a história e a identidade da cidade. “O Sibi Univasf espera contribuir para a concretização e execução desse projeto tão importante e necessário para a salvaguarda da história de Petrolina, pois viabiliza o acesso às informações do munícipio”, conclui Alencar.