Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf participa do primeiro encontro do Programa Embaixadores do CNPEM

Notícias

Univasf participa do primeiro encontro do Programa Embaixadores do CNPEM

publicado: 01/04/2025 16h05 última modificação: 01/04/2025 16h05

Professor Helinando de Oliveira apresentou pesquisas com potencial para colaboração com CNPEM. Fotos: Arquivo do pesquisador.

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) participou do primeiro encontro do Programa Embaixadores do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), realizado em Campinas (SP), nos dias 20 e 21 de março. A Universidade foi representada pelo professor Helinando Pequeno de Oliveira, do Colegiado de Engenharia Elétrica (Cenel) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais, que integra a primeira turma de embaixadores do CNPEM, selecionados em 2024. O evento reuniu 28 pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa das regiões Norte e Nordeste.  

Durante os dois dias, os participantes conheceram a infraestrutura, a equipe e o potencial do CNPEM para o desenvolvimento de colaborações científicas. Eles participaram ainda de uma sessão de banners na qual apresentaram o potencial de suas instituições de origem para uso do CNPEM. A iniciativa teve apoio do Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação das Instituições Federais de Ensino Superior (Copropi), da Associação Nacional dos Dirigentes das Ifes (Andifes).   

Com base em um levantamento prévio feito junto à pós-graduação da Univasf, o professor Helinando de Oliveira apresentou seis pesquisas que estão em andamento e que têm potencial de uso da estrutura do CNPEM. “A importância da Univasf se fazer presente e representada no programa de embaixadores do CNPEM é a possibilidade de expandir o quadro de parcerias com os laboratórios nacionais instalados no CNPEM, o que virá a elevar o nível de qualidade das pesquisas em nossa Instituição”, destaca.

O Programa Embaixadores CNPEM visa difundir e incentivar a presença de pesquisadores das regiões Norte e Nordeste nos laboratórios do centro. “E a minha missão como embaixador é a de aumentar a presença da Univasf”, enfatiza o professor Oliveira. Ele conta que a Univasf já teve dois projetos de pesquisa realizados com apoio do CNPEM. Um deles foi um trabalho orientado pela professora Cleônia Roberta Melo Araújo, do Programa de Pós-Graduação Ciências da Saúde e Biológicas, e o outro foi do professor Oliveira, por meio do qual dois estudantes da Pós-Graduação em Ciência dos Materiais desenvolveram parte de suas pesquisas nos laboratórios do Centro.  

CNPEM - Organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o CNPEM compõe um ambiente científico de fronteira, multiusuário e multidisciplinar, com ações em diferentes frentes do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). O Centro é impulsionado por pesquisas nas áreas de saúde, energia, materiais renováveis e sustentabilidade. Responsável pelo Sirius, maior equipamento científico já construído no Brasil, o CNPEM desenvolve o Projeto Orion, complexo laboratorial para pesquisas avançadas em patógenos. As atividades técnico-científicas são executadas pelos Laboratórios Nacionais de Luz Síncrotron (LNLS), Biociências (LNBio), Nanotecnologia (LNNano) e Biorrenováveis (LNBR), além da Ilum Escola de Ciência, um curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia, com apoio do Ministério da Educação (MEC).

registrado em: , , ,