Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf promove campanha contra abandono de animais

Univasf promove campanha contra abandono de animais

publicado: 23/08/2022 10h12 última modificação: 23/08/2022 10h12
Júlia R. Mendes

Reduzir o abandono de animais e informar a população que essa prática é crime federal. Este é o objetivo de uma campanha de conscientização promovida por um grupo de professores da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A campanha será composta por atividades de conscientização e controle de animais, que inicialmente serão realizadas nos campi Sede, Ciências Agrárias (CCA) e Juazeiro.

Idealizada pelos docentes do Colegiado de Medicina Veterinária (CMVet) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) Alexandre Redson e Ana Amélia Domingues, que integram o Núcleo Temático (NT) Políticas da Vida, a campanha acontecerá em seis etapas. Nesta fase inicial, serão fixados cartazes nas entradas e saídas dos campi da Universidade, com o slogan “Abandonos de animais é crime”, incentivando a denúncia da prática. Os cartazes para a campanha foram produzidos pela equipe do projeto de extensão “Estudos aplicados a serviços de Artes Visuais”, realizado por professores e discentes do Colegiado de Artes Visuais (Cartes).

O professor Alexandre Redson destaca que o desejo de realizar essa ação é antigo. “Começamos a pensar numa campanha de conscientização em 2016, quando fizemos o I Simpósio Acadêmico sobre Animais Abandonados nas Universidades”, relata. Ele ressalta que em 2020 a Lei Nº 14.064 alterou a Lei Nº 9.605/1998, aumentando a pena para aqueles que cometerem maus-tratos contra cães e gatos. A nova lei prevê reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda em casos de maus-tratos contra os animais.

De acordo com Redson, na segunda e terceira etapas da campanha serão feitas pesquisas junto à comunidade acadêmica para constatar qual o nível de conhecimento sobre o bem-estar animal, maus-tratos, zoonoses, transtornos de acumulação de animais e objetos, manejo populacional e teoria do Elo, segundo a qual há relação entre os maus-tratos aos animais e a violência contra as pessoas, especialmente mulheres, crianças e idosos. Também serão promovidas palestras educativas para toda a comunidade abordando os temas citados. Para as etapas seguintes, está prevista a elaboração de um plano de vigilância ativa e continuada para administrar a população de animais nos campi, com cadastro, vacinação dos animais, monitoramento de doenças e casos de ataque, além da regulamentação da circulação de animais domésticos nos campi e moradias estudantis.