Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf promove curso de extensão para professores da educação básica em São Raimundo Nonato

publicado: 02/05/2019 13h54 última modificação: 02/05/2019 13h55
Layla Shasta

O Colegiado de Ciências da Natureza, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), ofertará o curso de extensão “Serra da Capivara: nossos espaços culturais, conhecimento científico e práticas pedagógicas”. O projeto é destinado a professores da rede municipal de São Raimundo Nonato (PI) e Coronel José Dias (PI), visando explorar as potencialidades pedagógicas da Serra da Capivara. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 18 de maio. Os encontros irão ocorrer no auditório do Campus Serra da Capivara.

Para se inscrever, os professores do Ensino Fundamental podem preencher o formulário online ou entrar em contato pelo e-mail: extensao.ccinat@gmail.com. Na programação estão oficinas, visitas técnicas, mesas redondas e apresentação de trabalhos. Ao longo do projeto, que acontece até Outubro, serão realizadas atividades educacionais aplicadas nos espaços culturais Parque Nacional Serra da Capivara, Museu do Homem Americano e Museu da Natureza.

O curso é coordenado pelo professor Itamar Soares, em parceria com a Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), Museu do Homem Americano e a Secretaria Municipal de Educação de São Raimundo Nonato. Quatro blocos temáticos foram divididos para a abordagem dos conteúdos: Museu da Natureza; Museu do Homem Americano; Parque Nacional Serra da Capivara; Ensino em Espaços Não Formais e Alfabetização Científica.

Segundo Itamar, o principal objetivo do projeto é auxiliar educadores na construção de suas práticas pedagógicas. “O curso está voltado para professores da escola básica, a partir da necessidade de investimentos constantes na formação continuada dos professores, visando a necessária contextualização sociocultural dos conteúdos de ciências”, afirma.