Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf prorroga inscrições para minicurso Contenção e Manejo de Onças em Vida Livre

publicado: 07/10/2019 11h34 última modificação: 07/10/2019 11h34
Beatriz Granja

As inscrições para o minicurso Contenção e Manejo de Onças em Vida Livre podem ser feitas até a próxima quarta-feira (9). Promovido pelo Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), e pelo Programa Amigos da Onça, do Instituto Pró-Carnívoro, o minicurso acontecerá nos dias 12 e 13 de outubro, das 8h às 18h, no auditório do Museu de Fauna da Caatinga, no Campus Ciências Agrárias (CCA) da Univasf, em Petrolina (PE).

O minicurso é voltado para estudantes dos cursos de Ciências Biológicas e Medicina Veterinária e profissionais da área de todo o país que tenham interesse em atuar com o manejo de onças de médio e grande porte. Há 30 vagas disponíveis. Os interessados devem realizar as inscrições através do site. A taxa de inscrição para estudantes da graduação custa R$ 75,00 e para profissionais da área R$ 150,00. A formação conta com o apoio do 72° Batalhão de Infantaria Motorizado de Petrolina.

Entre os assuntos que serão abordados estão biologia e ecologia das onças-pardas e pintadas; pontos estratégicos de captura do animal e quais materiais utilizados; e o manuseio de medicamentos durante e pós-contenção do animal. A formação será ministrada pelos biólogos do Instituto Pró-Carnívoro Joares May e Cláudia Campos.

De acordo com Cláudia Campos, na região Nordeste há uma escassez de profissionais das áreas da biologia e medicina veterinária que atuem na conservação de médios e grandes mamíferos. Ela enfatiza a importância do curso para a capacitação de profissionais na região. “O minicurso é uma forma de dar uma pequena, por enquanto, oportunidade para chamar a atenção dos estudantes e dos profissionais que já tenham uma percepção de que querem atuar na área da conservação, para aprimorarem seus conhecimentos”, finaliza a bióloga.

registrado em: , ,