Notícias
Univasf realiza ações de prevenção às ISTs durante o Carnaval de Juazeiro (BA)

As ações foram realizadas pelo Núcleo de Estudos em Saúde e Vulnerabilidades (NESV) e pelo grupo Sertão em Flor – AfirmaSUS.
Ações de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) foram realizadas durante o Carnaval de Juazeiro (BA), nos dias 29 e 30 de janeiro, pelo Núcleo de Estudos em Saúde e Vulnerabilidades (NESV) e pelo grupo Sertão em Flor – AfirmaSUS, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A iniciativa, que ofertou orientações sobre saúde sexual e distribuição de preservativos, contou com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro e do Centro de Promoção e Defesa dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (CPDD-LGBT).
Durante a ação, os foliões receberam preservativos masculinos e femininos e informações sobre a realização de testes rápidos para diagnóstico de HIV, sífilis e hepatites B e C, disponíveis nos pontos de testagem instalados no circuito da festa. As atividades incentivaram práticas seguras e o autocuidado, além da distribuição de panfletos com orientações sobre a importância da denúncia em casos de violação de direitos humanos.
![]() Foram distribuídos panfletos para os foliões. |
O NESV e o grupo Sertão em Flor – AfirmaSUS são projetos de ensino, pesquisa e extensão da Univasf, compostos por professoras dos Colegiados de Enfermagem e Psicologia e estudantes de diferentes cursos. A ação no carnaval de Juazeiro foi orientada pela professora do Colegiado de Enfermagem e coordenadora do NESV, Kamila Juliana Santos, e pela professora do Colegiado de Psicologia e coordenadora do AfirmaSUS, Kalline Lira. Também participaram da iniciativa as professoras do Colegiado de Enfermagem Lucineide Viana e Nayara Mendes, além de residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e discentes de graduação dos cursos de Enfermagem, Psicologia, Medicina, Farmácia e Ciências Biológicas.
Kamila destacou que o público aceitou bem as orientações, mesmo em meio à folia, e ressaltou a importância da iniciativa. “Diante do perfil epidemiológico dessas doenças no país, essas ações são fundamentais para a prevenção e o controle das ISTs. O contexto do Carnaval é um momento relevante para oferecer meios de proteção à população do Vale do São Francisco”, afirmou a docente.

