Notícias
Univasf realiza amanhã (21) defesa para promoção de professora de Farmácia à classe de Titular
A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), realizará nesta sexta-feira (21) a sessão pública de defesa para promoção funcional da professora Edigênia Cavalcante da Cruz Araújo, do Colegiado de Farmácia (CFARM), à classe de Professor Titular. A Defesa de Memorial Acadêmico ocorrerá a partir das 14h30, no auditório da biblioteca do Campus Sede, em Petrolina (PE).
A comissão especial de avaliação da professora Edigênia Cavalcante da Cruz Araújo será composta pelas docentes Luciana Cavalcanti de Azevedo, do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE); Xirley Pereira Nunes, da Univasf; Maria Leopoldina Veras Camelo, do IFSertãoPE; e terá como suplentes as professoras Chistiane Mendes Feitosa, da Universidade Federal do Piauí (UFPI); e Angélica Maria Lucchese, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).
A classe de Professor Titular ocupa o topo da carreira de professor do Magistério Superior, que é estruturada nas classes A, B, C, D e E, conforme determina a Lei Nº 12.772/2012 e suas alterações. As classes recebem as seguintes denominações de acordo com a titulação do ocupante do cargo: Auxiliar (docente que possui graduação ou título de especialista), Assistente (portador de título de Mestre), Adjunto (portador de título de Doutor), Associado (apenas professores com doutorado que já passaram pela classe de Adjunto) e Titular (apenas professores com doutorado que passaram pela classe de Associado).
Na Univasf, a promoção à classe E - Professor Titular é regulamentada pela Resolução Nº 4/2024, do Conselho Universitário (Conuni), que estabelece os critérios de avaliação do desempenho funcional dos docentes. Conforme a normativa, para obter a progressão é necessário que o docente possua o título de doutor, seja aprovado em processo de avaliação de desempenho funcional, tenha aprovação em defesa de Memorial ou defesa de tese acadêmica inédita e esteja há pelo menos dois anos no nível IV da Classe D, com denominação de Professor Associado. Todas as etapas e normativas referentes ao processo de promoção à classe de Professor Titular estão dispostas no site da CPPD.