Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf realiza evento comemorativo pelo Dia do Zootecnista

Univasf realiza evento comemorativo pelo Dia do Zootecnista

publicado: 12/05/2021 11h15 última modificação: 12/05/2021 12h03
Renata Freitas

O Colegiado de Zootecnia (CZoo) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) promoverá, nesta quinta-feira (13), um evento comemorativo pelo Dia do Zootecnista. A programação contará com quatro palestras sobre temáticas pertinentes à atuação dos profissionais da área. O evento será realizado pelo Google Classroom, a partir das 9h, e é aberto à participação de estudantes, profissionais e demais interessados. Não é necessário fazer inscrição prévia.

O acesso ao ambiente do evento deve ser feito por meio deste link. A primeira palestra será sobre o tema “Recentes Avanços na Biotecnologia de Peixes” e terá como palestrante convidado o zootecnista George Yasui, professor da Universidade de São Paulo (USP). Em seguida, às 10h30, o médico veterinário Jorge André Martins, professor da Universidade Federal do Cariri (UFCA) falará sobre “Proteômica Aplicada à Produção Animal”. No período da tarde, as atividades terão início às 14h, com a palestra “O Comércio Global de Alimentos e o Papel da Zootecnia”, com a zootecnista Sula Alves, da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). E para encerrar o evento, às 15h30, o zootecnista João Carlos Almeida, professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), tratará sobre a temática “Sistema Silvipastoril: Contando Histórias”. A programação detalhada está disponível neste link.

O evento é organizado pelo (CZoo) com a participação de docentes e estudantes do curso. “A realização deste evento tem por objetivo difundir e divulgar os 55 anos da criação do curso de Zootecnia no Brasil, sendo o dia 13 de maio uma homenagem à data da primeira aula do curso de Zootecnia ministrado no Brasil, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), na cidade de Uruguaiana”, relata o professor do CZOO Fábio Nunes Lista, que integra a comissão organizadora do Dia do Zootecnista da Univasf.

O docente ressalta que o curso de Zootecnia da Univasf teve início no dia 18 de outubro de 2004 e completará 17 anos de sua fundação em 2021. É um dos 11 cursos de graduação criados na fundação da Univasf. Ofertado no Campus Ciências Agrárias (CCA), na zona rural de Petrolina (PE), o curso tem 192 estudantes matriculados atualmente e já formou 140 zootecnistas ao longo de sua história. A graduação em Zootecnia tem duração de 4 anos e meio, com uma entrada anual e turmas com 50 estudantes. Outras informações sobre o curso estão disponíveis no site do CZOO.