Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf realiza exposição com obras em quadrinhos sobre assexualidade e questões existenciais

publicado: 04/08/2023 10h25 última modificação: 04/08/2023 10h26

Um quadrinho aberto sobre temas ligados à comunidade LGBTQIA+ e questões emocionais e existenciais em relação à vida. É o que irá encontrar quem passear pelas obras da exposição ‘Molduras de Tempo: espaço entre quadros como portal’, que está em cartaz no Campus Sede da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). De autoria da egressa do curso de Artes Visuais da Univasf Carine Araújo, que assina suas criações artísticas como Coisarine, a exposição é organizada pela Diretoria de Arte, Cultura e Ações Comunitárias (DACC), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão (Proex), e estará disponível para visitação até setembro, das 8h às 18h. O evento de lançamento acontecerá hoje (4), às 16h, no hall da Reitoria.

As histórias em quadrinhos (HQs) expostas se dividem em três situações diferentes. O primeiro quadrinho é ‘Juci⭐Star: desvendando uma sexualidade invisível’, que conta a história de quatro personagens e sua relação com a assexualidade e foi desenvolvida para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Coisarine. O segundo, a publicação ‘Melancolina’, é formado com quadros que ocupam uma página inteira e contam uma história de forma mais sutil, menos direta. A última parte são quadrinhos subjetivos, alguns até sem fala, que deixam uma história aberta para interpretação de quem vê.

A mostra foi inspirada em outras exposições da série ‘Imagem e Palavra’ da DACC, realizada em 2022, que tinha a proposta de debater sobre o lugar das Histórias em Quadrinhos na construção de narrativas por meio das Artes Visuais e na Literatura. “Enquanto quadrinista, vi a oportunidade de expor um trabalho que eu já desenvolvo num formato que não havia pensado antes, pois quando se pensa em histórias em quadrinhos, geralmente pensamos num material impresso em formato de livro, não como exposição de artes”, conta Coisarine.

A artista visual explica como foi o seu processo criativo para elaboração das HQs. “Para ‘Juci⭐Star: desvendando uma sexualidade invisível’ precisei fazer muita pesquisa sobre a assexualidade para poder falar sobre o tema, além da minha experiência. Em ‘Melancolina’, fiz os desenhos focando nos sentimentos que tinha na época, uma forma de expressar o que eu sentia e vivia naquele momento, com o uso de metáforas visuais e texto poético. Para os últimos, foram diversas reflexões e experimentações estéticas e de linguagem, um experimento com imagens sequenciais e o que se extrai disso”, diz.

A exposição "Molduras de Tempo: espaço entre quadros como portal" integra o programa de exposições do Edital de Ocupação dos Espaços Expositivos 2022/2023 da DACC. A realização de exposições de arte e cultura na Univasf tem o objetivo de criar diálogos entre a pesquisa acadêmica e os conhecimentos produzidos além dos muros da Universidade.