Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf realiza I Webinário Brasileiro de Práticas Profissionais Inclusivas para discutir formação anticapacitista

publicado: 19/08/2021 17h42 última modificação: 20/08/2021 08h47
Renata Freitas

Marceneiros, padeiros, médicos veterinários, manicures e engenheiros civis podem se ver diante de um cliente cego ou de alguém com deficiência auditiva ou ainda de uma pessoa com transtorno do espectro autista, todos querendo ter atendidas suas necessidades por produtos ou serviços diversos. Cenas assim podem parecer distantes para alguns, mas são uma realidade para a qual todos os profissionais precisam estar preparados. E para provocar a reflexão sobre uma formação anticapacitista, que respeite e inclua a prestação de um bom atendimento às pessoas com deficiência, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizará, nos dias 26 e 27 de agosto, o I Webinário Brasileiro de Práticas Profissionais Inclusivas. As inscrições são gratuitas e estarão abertas até o dia do evento.

O webinário, que já tem cerca de 2 mil inscritos de todo o País, é aberto à participação de todos que tenham interesse no assunto. As inscrições devem ser feitas pelo site do evento. A transmissão será realizada pelo canal da TV Caatinga no YouTube. A programação é composta por palestras, mesas redondas e salas temáticas, que serão realizadas durante a noite da quinta-feira (26) e tarde e noite da sexta-feira (27). O evento contará com audiodescrição, interpretação para Língua Brasileira de Sinais (Libras) e legenda em tempo real, para que todos os públicos possam acompanhar as discussões. Haverá emissão de certificado aos inscritos.

Uma iniciativa do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Univasf, o I Webinário Brasileiro de Práticas Profissionais Inclusivas tem como tema “Para Quem Serei Profissional?” e visa conscientizar os participantes sobre a importância da formação profissional inclusiva para que se tornem profissionais preparados para atender e prestar bons serviços a todos os indivíduos, quer tenham deficiência ou não. Durante o evento, haverá o lançamento do Programa Institucional Práticas Profissionais Inclusivas (PPI), que será implantado nos cursos da Univasf.

A coordenadora do NAI, Karla Daniele Maciel Luz, destaca que 90% dos palestrantes são pessoas com deficiência que irão compartilhar suas experiências de vida com os participantes. “Este evento é um marco na Univasf. Nós teremos, enquanto profissionais das mais diversas áreas de formação, a oportunidade de ouvir as pessoas com deficiência falarem o que elas precisam encontrar nos atendimentos e nos profissionais com os quais se relacionam. Nosso objetivo é difundir a perspectiva profissional inclusiva por toda a sociedade”, afirma Karla, que é docente do Colegiado de Psicologia.

Para ela, é essencial uma mudança na perspectiva de formação profissional para que a sociedade se torne, de fato, inclusiva. Essa transformação, segundo ela, inclui a necessidade de uma completa revisão nos processos de formação existentes na educação superior, envolvendo capacitação docente, estrutura curricular dos cursos e até parâmetros de pesquisa, elaboração de editais de seleção e financiamento para ações de ensino, pesquisa e extensão. “Enquanto Universidade é urgente começarmos a formar profissionais que possam atender seres humanos com ou sem deficiência, numa perspectiva anticapacitista, que limita a atuação profissional às pessoas sem deficiência, como se os outros indivíduos não necessitassem ter acesso a cuidados em saúde, construir uma casa ou simplesmente comprar um produto numa loja. O webinário vem com o propósito de iniciar esse debate”.

Mais informações sobre o I Webinário Brasileiro de Práticas Profissionais Inclusivas estão disponíveis no site do evento e no Instagram do NAI.