Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf realiza Semana Comemorativa em alusão ao Dia Nacional dos Surdos

Univasf realiza Semana Comemorativa em alusão ao Dia Nacional dos Surdos

publicado: 16/09/2020 14h49 última modificação: 16/09/2020 14h49
Gersica Brito

Em alusão ao Dia Nacional dos Surdos Brasileiros, que é comemorado no dia 26 de setembro, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está promovendo o evento “Dia Nacional dos Surdos – Semana Comemorativa”. O evento acontece até sexta-feira (18), através do YouTube e do Zoom. Pessoas surdas e ouvintes podem se inscrever gratuitamente até amanhã (17).

Promovido pelo Colegiado de Ciências Sociais e pelo Grupo de Pesquisa Narratividades da Univasf, com apoio da Associação dos Surdos de Petrolina (ASP), o evento conta com mais de 200 inscritos. Os interessados em participar devem se cadastrar no site do Dia Nacional dos Surdos – Semana Comemorativa.

A programação conta com palestras e oficinas de professores e pesquisadores surdos que estão compartilhando seus estudos recentes realizados no contexto escolar. A palestra de abertura, realizada na última segunda-feira (14), abordou o tema “Emoção e aprendizagem de temas ambientais com integração de tecnologias na experiência de estudantes surdos”, e está disponível no YouTube . Já o encerramento, que será transmitido no mesmo canal, acontecerá no dia 18, abordará o tema “Construindo o processo de literatura surda na escola: Reflexões, ações e propostas”. As palestras acontecem das 16h às 18h.

A professora do Colegiado de Ciências Sociais e idealizadora do evento, Maria Nacelha Ferreira Oliveira, ressalta que essas atividades são importantes em relação à representação social e cultural da data para o povo e a comunidade surda brasileira. Ela conta que o Dia do Surdo é um marco histórico na educação das pessoas surdas em âmbito nacional. “Oficializado como o Dia Nacional dos Surdos somente no ano de 2008, através da Lei de nº 11.796 de 29 de outubro, é uma homenagem à data de criação da primeira escola para pessoas surdas do Brasil, fundada em 1856 na cidade do Rio de Janeiro, por iniciativa do professor surdo francês Ernest Huet”, explica Nacelha.