Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf realizará neste sábado (5) campanha pelo uso racional de medicamentos

Univasf realizará neste sábado (5) campanha pelo uso racional de medicamentos

publicado: 04/05/2018 15h35 última modificação: 04/05/2018 15h35
Jaislane Ribeiro

Para marcar o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) promoverá, amanhã (5), uma campanha com orientações à população sobre o assunto. A iniciativa é da Liga Acadêmica de Farmácia Clínica (LAFAC) e da Liga Acadêmica de Bioquímica Clínica (LABiClin), em parceria com o Centro de Informação sobre Medicamentos (CIM) e o Colegiado de Farmácia. A Campanha pelo Uso Racional de Medicamentos vai acontecer na Praça do Bambuzinho, Centro de Petrolina (PE), das 8h às 13h.

Professores e estudantes do curso de Farmácia e profissionais da área irão prestar informações e oferecer serviços clínicos à população, como aferição da pressão arterial, testes de glicemia capilar e orientação sobre o uso de medicamentos. Haverá exposição de estandes temáticos, como o de ‘Armazenamento de medicamentos’, com orientações sobre a melhor maneira de guardar os fármacos; de ‘Interações entre medicamentos’.

O estande de ‘Descarte de medicamentos’ irá orientar as pessoas a se desfazer dos remédios vencidos ou que não são mais utilizados. A população poderá levar seus medicamentos vencidos ou sem utilização, pois haverá o recolhimento durante o evento. Uma equipe de vigilância sanitária da prefeitura de Petrolina estará presente, auxiliando a população para que o descarte aconteça de maneira correta e assim não chegue a lugares impróprios, como o rio São Francisco.

Segundo o estudante do 9ª período do curso de Farmácia e presidente da LAFAC, Isaías Florentino Júnior, no país existe um número muito expressivo de pessoas que estão se automedicando. Organizar uma campanha, através da mobilização discente é muito importante. “Ter o contato com a população e conhecer a realidade dessas pessoas é relevante. Temos consciência que nós, enquanto estudantes e brevemente como profissionais, podemos ajudar a população sobre o uso correto de medicação e assim evitar complicações”, ressalta.