Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf recebe homenagem da Ohio State University por 10 anos de parceria em prol da saúde única

publicado: 20/09/2021 16h46 última modificação: 20/09/2021 16h46
Renata Freitas

Ações de ensino, pesquisa e extensão destinadas à promoção da saúde única ao redor do mundo aproximaram a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) da Ohio State University em 2011. Surgia, à época, a Global One Health Initiative (GOHi), que significa Iniciativa Global de Saúde Única, com a participação de instituições de ensino e pesquisa de diversos países reunidas em prol da difusão dos conceitos de saúde única e de saúde global. A parceria acaba de completar uma década e a Univasf recebeu uma homenagem no último dia 9 de setembro, em reconhecimento pelas ações já realizadas e pela duradoura atuação no programa.

A homenagem ocorreu virtualmente durante o evento comemorativo pelos 10 anos da iniciativa, que contou com a presença do diretor executivo da GOHi, Wondwossen Gebreyes; e do representante de Relações Internacionais da Univasf, professor Estevan Eltink Nogueira, além de representantes de outras instituições parceiras. Também participaram da cerimônia os professores da Univasf Mateus Matiuzzi, do Colegiado de Zootecnia, e Alexandre Redson, do Colegiado de Medicina Veterinária. O vídeo da solenidade está disponível no site da GOHi e a homenagem à Univasf encontra-se por volta de 1:36:00.

A parceria com a Ohio State University na Global One Health Initiative possibilitou, ao longo desses 10 anos, a realização de diversos projetos, entre os quais cursos, pesquisas, eventos científicos e até o intercâmbio de estudantes entre as instituições, sempre visando à promoção da saúde única, que envolve o equilíbrio entre saúde animal, humana e ambiental. O professor Mateus Matiuzzi, que atua na GOHi desde o início, como Wondwossen Gebreyes destacou na cerimônia, conta que tudo começou com a realização do International Congress on Pathogens at the Human-Animal Interface (Icophai), em 2011, do qual ele participou representando a Univasf. A segunda edição do Icophai foi realizada em Porto de Galinhas, município pernambucano de Ipojuca, em 2013, e contou com a participação da Univasf entre os organizadores do evento. Ao final do 2º Icophai foi criada a Global One Health Initiative.

“Esse reconhecimento é muito gratificante, porque a parceria nos permitiu estabelecer diálogo e relações com instituições de diversos países e conhecer realidades semelhantes à nossa, possibilitando ainda que tenhamos um novo olhar para a nossa situação”, destaca Matiuzzi. Segundo ele, essas experiências também proporcionam conteúdos e conceitos importantes, além da oportunidade de abordar em sala de aula diferentes perspectivas para problemáticas  comuns aos países parceiros. Matiuzzi diz que, além de cursos e pesquisas já realizadas por meio da GOHi, a Univasf já recebeu duas estudantes de Medicina Veterinária dos Estados Unidos, para uma experiência de intercâmbio nos cursos de graduação e pós-graduação. A pandemia de Covid-19 interrompeu os planos para o intercâmbio do primeiro estudante da Univasf que iria para Ohio.

Em 2016, o professor Alexandre Redson também passou a atuar na GOHi, por meio da oferta da disciplina “Medicina Veterinária Translacional” pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias no Semiárido (PPGCVS), em colaboração com o professor Rafael Felipe da Costa Vieira, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). “A parceria com a Global One Health Initiative, da Ohio State University, e o reconhecimento durante a celebração dos 10 anos, nos deixou felizes e com perspectivas futuras de novos projetos, intercâmbio de discentes, docentes e pesquisadores, além de troca de experiência e tecnologia”, afirma Redson.

Integram a GOHi diversas instituições parceiras dos seguintes países: Brasil, Etiópia, Quênia, México, Tanzânia, Tailândia e Uganda. Entre as instituições brasileiras, além da Univasf, fazem parte as Universidades Federais do Rio Grande do Sul (UFRS), do Paraná (UFPR) e da Paraíba (UFPB). De acordo com a GOHi, mais de 70 por cento das doenças infecciosas emergentes são zoonóticas, que se originam em animais, mas podem sofrer mutação e se espalhar para a população humana, como ocorreu com o Ebola e a Covid-19. A parceria atua por meio de disciplinas que trabalham globalmente a propagação de doenças e a promoção da saúde, enfatizando a conexão entre humanos, animais e o meio ambiente.

Para o representante de Relações Internacionais da Univasf, Estevan Eltink Nogueira, o reconhecimento demonstra o comprometimento da Instituição em conduzir a parceria, ao promover intercâmbio estudantil, projetos de pesquisa em conjunto e organização de eventos internacionais. “As parcerias institucionais configuram uma das faces das relações internacionais em ensino superior. Através de acordos bilaterais é propiciada, por exemplo, a participação em programas e editais específicos na busca por bolsas de estudo, permitindo aos estudantes em nível de graduação e pós-graduação a realização de estágios no exterior.  Também aproximam potencialmente projetos de pesquisa entre docentes da universidade e pesquisadores internacionais. Essa integração é viabilizada através dessas parcerias, construindo uma agenda internacional para a Univasf”, ressalta Nogueira.