Notícias
Univasf recebe segunda turma do Curso de Especialização em Educação no e do Campo

A turma é formada por membros de comunidades tradicionais e quilombolas, além de professores da educação do campo e integrantes de movimentos sociais.
A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) iniciou, no último domingo (18), as aulas da segunda turma da Especialização em Educação no e do Campo, no Espaço Plural, em Juazeiro (BA). Realizado em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), o curso conta com 35 estudantes matriculados, oriundos de comunidades tradicionais e quilombolas, além de professores da educação do campo e integrantes de movimentos sociais.
Com carga curricular organizada em 11 disciplinas, a especialização adota uma metodologia que articula atividades no espaço acadêmico e nas comunidades rurais, com conteúdos contextualizados com o Semiárido e o bioma Caatinga. A formação inclui atividades práticas e a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Para o coordenador pedagógico do curso, professor Nilton Almeida, do Colegiado de Ciências Sociais, a abertura da especialização no e do campo representa um momento histórico para a Universidade. Segundo ele, a iniciativa fortalece a Univasf ao integrar ao ambiente acadêmico professores, ativistas e pessoas com ampla vivência no campo, que compartilham suas experiências e, simultaneamente, se atualizam a partir de pesquisas desenvolvidas na Instituição.
Pronera – O programa é uma política pública federal que integra educação, inclusão social e desenvolvimento territorial, garantindo o acesso à educação formal de qualidade para sujeitos da Reforma Agrária e para povos do campo, das águas e das florestas. O Pronera busca fortalecer a permanência dessas populações em seus territórios, valorizar seus saberes, promover justiça social e contribuir para a transformação da realidade social por meio da educação.
