Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf recebe visita do diretor do Departamento de Projetos Estratégicos da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica

publicado: 12/11/2021 10h12 última modificação: 12/11/2021 10h12
Karen Lima

O diretor do Departamento de Projetos Estratégicos da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica do Ministério do Desenvolvimento Regional, Oscálmi Porto Freitas, visitou o Nema. Foto: Adla Montefusco

O Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (Nema) e o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) receberam, nesta terça-feira (9) e quarta-feira (10), a visita do diretor do Departamento de Projetos Estratégicos (DPE) da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica do Ministério do Desenvolvimento Regional (SNSH-MDR), Oscálmi Porto Freitas. O objetivo principal foi apresentar as ações e os principais resultados dos Planos Básicos Ambientais (PBAs) executados nas áreas de influência do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) e Ramal do Agreste. A Universidade também será responsável por realizar programas ambientais do Ramal do Salgado e dos novos trechos do Ramal Apodi.

O diretor do DPE da SNSH-MDR foi recebido pelos coordenadores do Nema, Renato Garcia e Daniel Pifano; pelo coordenador do Cemafauna, Luiz Cezar Pereira; e pelo coordenador do Núcleo de Gestão de Projetos Sociais (NGPS) da UNIVASF, Leonardo Cavalcanti. Também estiveram presentes representantes da Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM), Fernanda Cisneiros e Elisabeth Medeiros.

Durante a manhã desta terça-feira (9), foram apresentadas as principais ações dos Programas de Fauna executados pelo Cemafauna e do “Programa de Resgate e Monitoramento Arqueológico no PISF” realizado pela FUMDHAM, além de visitação às estruturas do prédio e Coleção Arqueológica do PISF. Durante a tarde, a visita ocorreu no auditório do Nema, onde foi realizada apresentação dos Programas da Flora e da plataforma dos programas de recuperação ambiental. Em seguida, foi apresentado o “Programa Ambiental de Gestão Sustentável e Títulos e Domínios das Famílias Reassentadas do PISF” executado pelo NGPS.

Na manhã seguinte (10), foi apresentada a estrutura do prédio do Nema e os trabalhos desenvolvidos na sede. Na oportunidade, o diretor do DPE da SNSH-MDR conheceu também o prédio do Centro de Estudos em Biologia Ambiental (CEBIVE) construído com apoio financeiro do MDR, onde irá comportar um herbário de referência da Caatinga com material coletado através de ação de inventário florístico realizado pelo Núcleo nas áreas do PISF.

De acordo com diretor do DPE da SNSH-MDR, Oscálmi Freitas, o empreendimento do PISF resulta em mais benefícios ambientais do que impactos diretos, em virtude das ações de licenciamento ambiental realizadas pela UNIVASF. “Além da adução de água que o empreendimento vai trazer para população, há os valores trazidos ao meio ambiente na região onde está implantado. Então nossa expectativa é fortalecer e enraizar todo esse conhecimento sobre a Caatinga juntamente com a Universidade e continuar otimizando ainda mais o trabalho com o Ramal do Apodi e o Ramal do Salgado”, ressalta.

Para o coordenador do Nema e professor da Univasf, Renato Garcia, essa visita é uma oportunidade de apresentar a estrutura construída na Universidade a partir das ações de licenciamento ambiental e demonstrar a qualidade do apoio técnico que é oferecido para a gestão ambiental do PISF. “Possibilita atualizar as rotinas dos nossos trabalhos e avançar nossas parcerias, inclusive neste momento em que a Univasf foi convidada para executar os PBAs de conservação de fauna e flora em um novo Ramal que está sendo construído”, explica.

Planos Básicos Ambientais executados pela Univasf juntamente ao MDR:

Atualmente, o Nema é responsável por executar os seguintes Planos Básicos Ambientais (PBAs) do PISF: Programa de Recuperação de Áreas Degradadas (PBA 09), Subprograma Flora do Programa de Conservação da Fauna e Flora (PBA 23) e Programa de Prevenção à Desertificação (PBA 24) e do Ramal do Agreste: Programa de Recuperação de Áreas Degradadas (PBA 09) e Subprograma Flora do Programa de Conservação da Fauna e Flora (PBA 17). Já o Cemafauna é responsável pelos Subprograma Fauna do Programa de Conservação da Fauna e Flora (PBA 23) do PISF e do Subprograma Fauna do Programa de Conservação de Fauna e Flora (PBA 17) e do Programa de Monitoramento da Ictiofauna (PBA 15) do Ramal do Agreste. O Programa Ambiental de Gestão Sustentável e Títulos e Domínios das Famílias Reassentadas (PBAs 07 e 08) do PISF é executado pelo NGPS.