Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf recebeu a visita da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação Luciana Santos

publicado: 30/05/2023 10h40 última modificação: 30/05/2023 10h40
Nicole Muniz

A ministra Luciana Santos conversou com a comunidade acadêmica da Univasf.

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) recebeu, na última sexta-feira (26), a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, para um bate papo com a comunidade acadêmica sobre os desafios da ciência e tecnologia no governo atual. O encontro ocorreu no miniauditório do Complexo Multieventos, localizado no Campus Juazeiro (BA) e reuniu docentes, estudantes e autoridades políticas do Estado da Bahia e da região.

Durante o bate papo, a ministra Luciana Santos afirmou que o orçamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (FNDCT) foi restaurado integralmente, tornando possível abrir novos editais que contribuam para o desenvolvimento da tecnologia e da inovação nas Universidades. “Com a recomposição do FNDCT, vai ser possível abrir editais que fortaleçam esse Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia que tem nas universidades a sua principal base, afinal são nas universidades que são desenvolvidas 90% da produção científica brasileira”, afirmou a ministra.

Para o reitor da Univasf Telio Nobre Leite, a presença da ministra no Semiárido nordestino expressa seu interesse na elaboração de novas políticas e novos editais para financiamento de projetos de pesquisa e inovação, o que colabora para o desenvolvimento da Universidade. “A ministra anunciou aqui perspectiva de novos editais de financiamento e isto é muito importante, pois abre um espaço estratégico para que a gente possa dialogar especificamente com o ministério e conseguir esses recursos financeiros tão importantes para a Univasf”, ressaltou o reitor.

A pró-reitora de Pesquisa, Pós Graduação e Inovação da Univasf, Maria Helena Tavares de Matos, também considerou o encontro importante por facilitar a comunicação entre o Governo Federal e as universidades e institutos de pesquisa. “Apresentamos as nossas demandas e a ministra garantiu que serão atendidas. Por exemplo, nós solicitamos editais de apoio às áreas estratégicas aqui da região do Semiárido e editais que fomentem a pesquisa” disse Maria Helena.

A estudante de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais (PPGCM) da Univasf, Milena Guimarães, considerou animador ter uma ministra de Estado na região e enxergou o encontro como uma possibilidade de melhorias para a comunidade acadêmica local. “Foi o momento de apontar as necessidades da região, tanto da Univasf quanto de outras instituições de Juazeiro e Petrolina. Ela ter vindo e realmente ter se mostrado aberta para ouvir foi muito importante” afirmou Milena.

A pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, o reitor e a vice-reitoria da Univasf com a ministra Luciana Santos.

Proposta de Curso de Idiomas - Durante o encontro na Univasf, a vice-reitora Lucia Marisy de Oliveira entregou à ministra Luciana Santos uma proposta de curso de idiomas em parceria com o MCTI, tendo como finalidade atender as demandas do mercado de trabalho na região, pois, sendo Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) os municípios mais importantes da região, como o polo exportador da fruticultura irrigada, é fundamental a presença de profissionais falantes em outros idiomas para se comunicarem de forma eficaz com clientes e parceiros comerciais. Pretende-se através dessa parceria adquirir recursos como materiais didáticos, que contribuam com a aprendizagem dos idiomas.

A visita da ministra à Univasf fez parte da agenda do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Luciana Santos também visitou outras instituições da região do Vale do São Francisco, como a área de pesquisa da Moscamed Brasil, o Centro de Agroecologia, Energias Renováveis e Desenvolvimento Sustentável (Caerdes) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), o Instituto Federal da Bahia (IFBA) e o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE).