Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf, Secretaria de Saúde de Pernambuco e Prefeitura de Petrolina discutem ampliação de leitos para enfrentamento à Covid-19

Reunião tratou da ampliação do número de leitos para pacientes Covid-19 na região de Petrolina.
publicado: 07/05/2020 12h12 última modificação: 07/05/2020 18h57
Renata Freitas

A ampliação da rede de atendimento disponibilizada pelo Hospital Universitário (HU) e pela Policlínica da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) para pacientes com o novo coronavírus foi discutida pelo reitor pro tempore da Univasf, Paulo César Fagundes Neves, em reunião realizada ontem (6) com o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho; o secretário Executivo de Regulação em Saúde de Pernambuco, Giliate Coelho Neto, que participou via web conferência; a secretária de Saúde de Petrolina, Magnilde Albuquerque; o superintendente do HU-Univasf, Itamar Santos; o presidente da Comissão Responsável pela Elaboração, Acompanhamento e Monitoramento de Ações de Prevenção do Coronavírus (Covid-19) da Univasf, Anderson Armstrong; e a gestora de Regulação Interestadual da Secretaria de Saúde de Pernambuco, Cláudia Galindo. O encontro aconteceu durante a manhã, no Gabinete da Reitoria, no Campus Sede da Univasf, em Petrolina (PE).

No início da manhã, a comitiva fez uma visita ao HU-Univasf e à Policlínica para conhecer a infraestrutura já existente e as possibilidades de ampliação. A Policlínica, no momento, conta com 8 leitos de UTI destinados a pacientes da Covid-19, que serão ampliados para 12. De acordo com o presidente da Comissão Responsável pela Elaboração, Acompanhamento e Monitoramento de Ações de Prevenção do Coronavírus (Covid-19) da Univasf, Anderson Armstrong, o HU está se preparando para receber 18 leitos, o que irá totalizar 30 leitos para Covid-19 disponíveis no hospital e na Policlínica. Ele informou que serão mantidos os leitos de UTI já existentes no HU para atendimentos de outras enfermidades, que somam atualmente 10 e poderão se tornar 12 leitos, posteriormente.

Estas ações foram apresentadas durante a web conferência pelo superintendente do HU, Itamar Santos, como parte das estratégias adotadas pela Univasf, com apoio da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), no HU-Univasf e na Policlínica. Santos também apresentou ações e protocolos previstos para as duas unidades de atendimento em saúde durante cada uma das três fases da pandemia na região, que no momento se encontra na fase 2.

Para melhorar a infraestrutura de atendimento aos pacientes já nesta fase 2 da pandemia, foi estabelecida uma parceria com a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco para a construção de um hospital de campanha, com 100 leitos para cuidados intermediários, a ser erguido com recursos do governo estadual, na área situada no estacionamento do Hospital Universitário. Além disso, o HU-Univasf e a Policlínica receberão do governo estadual 20 respiradores, que irão reforçar outros 40 respiradores já existentes, 20 em cada uma das duas unidades.

Para o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, a parceria com a Univasf é muito relevante. “A parceria é muito importante e só quem ganha é a sociedade. Petrolina está destoando das outras cidades de médio e grande porte, com um crescimento mais lento, o que é uma boa notícia. Mas a gente não pode esperar o pior chegar para se preparar. Estamos fazendo o oposto, nos preparando antes do cenário mais adverso para que nosso paciente, nosso cidadão possa ter um tratamento de saúde digno”, afirmou.O secretário Executivo de Regulação em Saúde de Pernambuco, Giliate Coelho Neto, disse que esta é uma situação que exige movimentos mais ousados. “O HU-Univasf está conseguindo dar respostas à altura do desafio que está sendo colocado”, disse. Coelho Neto falou sobre a evolução da pandemia na Região Metropolitana do Recife (RMR) e enfatizou que é necessário agir rápido para estruturar as unidades de atendimento em saúde para pacientes da Covid-19. “Quando a pandemia chega ocorre um aumento exponencial na rede de saúde e vejo de forma muito positiva estas medidas adotadas pelo HU-Univasf”, afirmou.

O reitor pro tempore da Univasf, Paulo César Fagundes, destacou que estas ações irão contribuir para melhorar a assistência prestada na região aos pacientes com Covid-19. Ele ressaltou que a parceria, envolvendo o governo federal, por meio da Univasf e da Ebserh, o governo estadual de Pernambuco e a gestão municipal de Petrolina, possibilitará uma ampliação significativa do número de leitos de UTI para pacientes com o novo coronavírus na região. “Com a construção do hospital de campanha, nós poderemos chegar a mais de 130 leitos para a Covid-19. A medida de isolamento social foi e continua sendo de extrema importância para possibilitar a adequação da rede hospitalar para receber os casos graves de pacientes com a doença quando chegarmos à fase 3”, disse Fagundes.