Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf tem dois docentes na nova edição do ranking Stanford Elsevier Top Scientists

publicado: 01/10/2024 17h30 última modificação: 01/10/2024 17h30

Dois docentes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) estão presentes no mais recente ranking Stanford Elsevier Top Scientists List, que reúne os cientistas considerados os mais influentes do mundo. Estão na relação os professores Carlos Dornels Freire de Souza, do Colegiado de Medicina, e Jackson Roberto Guedes da Silva Almeida, do Colegiado de Farmácia. A lista é elaborada anualmente e abrange 2% dos pesquisadores mais citados no Scopus, o maior banco de dados mundial.

Esta edição do ranking foi divulgada pelo Elsevier Data Repository em meados de setembro e pode ser acessada por meio deste link. Os dois professores já haviam sido citados no mesmo ranking divulgado em 2023. O professor Carlos Dornels (foto à esquerda) aparece na relação de cientistas mais influentes do mundo desde a edição de 2022. Para o docente, que integra o quadro de professores da Univasf desde março de 2022, a indicação por três anos consecutivos deve ser atribuída ao trabalho em equipe que vem desenvolvendo em sua carreira.

"Esse reconhecimento é fruto de muito trabalho em equipe, com alunos de graduação, mestrado e doutorado, colegas do grupo de pesquisa e parceiros externos. Nos últimos anos, temos fortalecido as pesquisas na Univasf com o envolvimento de múltiplos cientistas ", diz o docente. Coordenador do Mestrado Profissional em Saúde da Família, Dornels é o idealizador do Projeto OASIS – Observatório de Análise Situacional em Saúde e bolsista de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O professor Jackson Guedes (foto à direita) diz que sua presença no ranking está associada a um conjunto de ações desenvolvidas ao longo de seus 20 anos como docente da Univasf: a formação de recursos humanos nos níveis de graduação e pós-graduação, a evolução na qualidade das publicações e a colaboração com parceiros de diversas instituições do Brasil e do exterior. “É uma soma de fatores que leva a gente a atingir esses números nos rankings. Nós estamos publicando em revistas melhores, com fator de impacto melhor, que têm uma maior repercussão internacional na área. E realmente estamos fazendo, aqui na Universidade, ciência de primeira linha, com trabalhos de muita qualidade”, afirma Guedes.

O ranking Stanford Elsevier Top Scientists List é um banco de dados de cientistas mais citados, com base no Scopus, que fornece informações padronizadas sobre citações, índice h, índice hm ajustado de coautoria, citações de artigos em diferentes posições de autoria e um indicador composto (c-score). Os cientistas são classificados em 22 campos científicos e 174 subcampos de acordo com a classificação padrão Science-Metrix. Os cálculos foram realizados usando todos os perfis de autores do Scopus em 1º de agosto de 2024. Mais informações sobre o ranking estão disponíveis no site Elsevier Data Repository.