Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf tem mais um docente promovido à classe de Professor Titular

Univasf tem mais um docente promovido à classe de Professor Titular

publicado: 27/03/2024 14h54 última modificação: 27/03/2024 17h07

O docente da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) Marcelo Domingues de Faria, do Colegiado de Medicina Veterinária (CMVET), é o mais novo professor a ser promovido à classe de Titular. Ele defendeu seu memorial acadêmico no dia 14 de março, em sessão pública realizada pela Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD). A defesa foi realizada de forma on-line, com transmissão pelo canal da CPPD no YouTube, onde está disponível para visualização.

Participaram da comissão especial de avaliação do professor Marcelo de Faria as docentes Irvênia Luiza de Santis Prada, da Universidade de São Paulo (USP); Márcia Rita Fernandes Machado, da Universidade Estadual Paulista (UNESP); Rosa Helena dos Santos Ferraz, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); Naianne Kelly Clebis, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); e pelo professor Luciano da Silva Alonso, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Também esteve presente o presidente da CPPD da Univasf, professor Ysmailyn Siqueira Costa.

Graduado em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (USP), o professor Marcelo Faria fez mestrado e doutorado em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres também na USP. Docente da Univasf desde 2006, Faria tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Clínica e Cirurgia Animal e atua em ensino, pesquisa e extensão na área de Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres, bem como na área Interdisciplinar. Além do CMVET, ele é vinculado à Secretaria de Educação à Distância (Sead) e professor permanente do Programa de Pós-Graduação Ciências da Saúde e Biológicas (PPGCSB).

Com mais de três centenas de orientados, das mais diversas naturezas, o professor Marcelo Faria tem 69 artigos completos publicados em revistas científicas, 33 capítulos de livros e mais de 300 trabalhos apresentados em eventos científicos. Para ele, a promoção a professor titular é mais uma etapa cumprida em sua trajetória como servidor público federal do magistério superior e significa um reconhecimento formal das habilidades, competências e realizações desenvolvidas ao longo de sua carreira docente, assim como de sua expertise, autonomia e contribuições à academia e sociedade em geral.

“Seguirei em frente, na condição de docente, pesquisador, extensionista, colaborando naquilo que for demandado pela instituição e pela sociedade. Meu objetivo maior é continuar com a minha maior paixão: ser professor universitário, em nível de graduação e pós-graduação! A interação com os estudantes nos faz renascer a cada aula e a cada orientação, pois, além de ensinar, ainda tenho a oportunidade de aprender e reaprender”, conclui Faria.

Esta foi a primeira sessão pública para progressão à classe de Professor Titular realizada em 2024 pela CPPD.