Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf tem mais um docente promovido para a classe de Professor Titular

Notícias

Univasf tem mais um docente promovido para a classe de Professor Titular

publicado: 23/09/2020 16h33 última modificação: 23/09/2020 16h39
Renata Freitas

Mais um docente da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) foi promovido para a classe de Professor Titular do Magistério Superior. O professor do Colegiado de Engenharia Agronômica Júlio César Ferreira de Melo Júnior foi aprovado por uma banca de examinadores após apresentação da Defesa de Memorial, em sessão pública realizada na manhã da última sexta-feira (18) pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Participaram da banca os professores Francisco Adriano de Carvalho Pereira, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Carlos Elízio Cotrim, do Instituto Federal da Bahia (IFBA); e Wellington Farias Araújo, da Universidade Federal de Roraima (UFRR), como membros titulares; e os professores Reges Eduardo Franco Teodoro, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e Gustavo Haddad Souza Vieira, do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), como suplentes. Também esteve presente à defesa a presidente da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) da Univasf, Elenice Andrade Moraes.

“A aprovação para a classe de professor Titular na Univasf representa o reconhecimento de todo o trabalho que foi desenvolvido em atividades de ensino, pesquisa e extensão ao longo dos últimos 16 anos na instituição”, afirmou o docente Júlio César Ferreira de Melo Júnior, que ingressou na Univasf em 2004, por meio do primeiro concurso para docentes. Inicialmente lotado no Colegiado de Engenharia Agrícola e Ambiental, Melo Júnior é um dos fundadores do curso de Engenharia Agronômica, criado em 2009.

Mineiro nascido em Belo Horizonte, ele é graduado em Engenharia Agrícola e possui doutorado em Engenharia Agrícola na área de concentração de Recursos Hídricos e Ambientais, ambos pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Na Univasf, o professor atua nas áreas de Agrometeorologia e Irrigação e Drenagem e coordena o grupo de pesquisa Agricultura Irrigada. Melo Júnior disse estar motivado para trabalhar e contribuir para o destaque da Univasf no cenário nacional e pretende buscar novas oportunidades de capacitação profissional, a exemplo de um pós-doutorado. “Quero, com o meu trabalho, continuar estimulando a prática do desenvolvimento sustentável da agricultura do Vale do São Francisco”, destacou.

A classe de Professor Titular ocupa o topo da carreira de professor do Magistério Superior, que é estruturada nas classes A, B, C, D e E, conforme determina a Lei N° 12.863/2013. As classes recebem as seguintes denominações de acordo com a titulação do ocupante do cargo: Auxiliar (docente que possui graduação ou título de especialista), Assistente (portador de título de Mestre), Adjunto (portador de título de Doutor), Associado (apenas professores com doutorado que já passaram pela classe de Adjunto) e Titular (apenas professores com doutorado que passaram pela classe de Associado). Cada classe subdivide-se em níveis, definidos no Anexo I da Lei N° 12.863. Ao longo de sua trajetória acadêmica, o professor poderá progredir dentro da classe, nos níveis que a compõem. Quando chegar ao último nível de cada classe poderá passar à classe seguinte, caso tenha a titulação exigida.

Somente ao alcançar o nível 4 da Classe D, denominada de Professor Associado, o docente poderá pleitear a promoção para a Classe E, de Professor Titular. Entretanto, o professor terá que ser aprovado nas duas etapas de avaliação. Na primeira, são avaliadas as atividades desenvolvidas ao longo de sua carreira; e na segunda o docente irá apresentar a uma banca a defesa de um memorial ou de uma tese acadêmica inédita, conforme as Resoluções N° 13/2015 e N° 11/2019 do Conuni da Univasf.