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Univasf tem oito projetos aprovados para Programa de Extensão Tecnológica (PET) da Facepe

publicado: 03/09/2021 17h06 última modificação: 03/09/2021 17h15
Renata Freitas

Oito projetos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) foram aprovados pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) para o Programa de Extensão Tecnológica (PET). Os projetos têm em comum o propósito de contribuir para a formação e qualificação de estudantes de graduação na área de STEM, sigla em inglês para Science, Technology, Engineering e Mathematics (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, em português) para atuar no desenvolvimento, execução e/ou aplicação de novas tecnologias no âmbito de diferentes Lócus de Inovação.

Os projetos aprovados serão realizados durante um período de quatro meses. Entre as ações previstas destaca-se a capacitação de 30 a 50 estudantes de graduação por projeto, dez dos quais atuarão como bolsistas por três meses. Cada projeto fará a seleção dos estudantes que irão participar das ações. As atividades serão desenvolvidas em parceria com empresas privadas, possibilitando também uma aproximação maior entre Universidade e mercado.

Esse caráter é destacado pelo professor do Colegiado de Engenharia Elétrica (Cenel) Lino Silva, um dos docentes que teve projeto aprovado. “A participação de estudantes e docentes da Univasf no PET da Facepe tem uma importância muito grande para a Universidade, na medida em que potencializa a sua integração a vários setores produtivos do estado de Pernambuco, viabiliza uma rica experiência formativa aos discentes bolsistas, por meio do estudo de problemas reais das empresas locais; estimulando assim, um alinhamento entre a formação acadêmica dos estudantes e as demandas das cadeias produtivas da região”, observa.

Cinco dos oito projetos aprovados para o PET, entre os quais o do professor Lino Silva, serão desenvolvidos no âmbito do Centro de Estudos Tecnológicos Avançados sobre Gesso (Cetag), um Lócus de Inovação voltado à cadeia gesseira, coordenado pelo professor do Cenel Isnaldo Coêlho. Além de Silva, também tiveram propostas aprovadas para o Cetag a professora Andrea Ferraz, do Cenel, e os professores Alan Dantas, Rômulo Câmara e Getúlio Sousa, dos Colegiados de Engenharia de Produção (Cprod), da Computação (Ccomp) e Civil (CCivil), respectivamente.

Também tiveram propostas aprovadas a professora Vivianni Marques, do Cprod, e os professores Ricardo Argenton, do Ccomp, e Valdner Ramos, do Colegiado de Administração (CADM). Para a professora Vivianni Marques, essa oportunidade será enriquecedora para todos os participantes envolvidos, especialmente para os discentes. “Os benefícios são muito grandes quando lembramos que o aprendizado teórico e apenas no ambiente acadêmico muitas vezes pode deixar os futuros profissionais inseguros quando se formam e se deparam com o mercado. Assim, o projeto PET está inserindo os nossos discentes no mercado logo após um período de capacitação no sentido de atender demandas reais e com supervisão dos pesquisadores”, afirma.

Programa de Extensão Tecnológica (PET) – O programa visa contribuir para a formação qualificada de recursos humanos em nível de ensino médio, técnico e de graduação em Pernambuco, em parceria com instituições de ensino e empresas presentes no estado e fortalecer a prática da extensão tecnológica e inovação por meio da troca e produção de conhecimentos. A Facepe aprovou 90 projetos para o programa, que irão receber R$ 2,1 milhões em recursos para apoio às ações propostas.

Abaixo, os docentes da Univasf apresentam, brevemente, seus projetos aprovados para o Programa de Extensão Tecnológica da Facepe.

Projeto: Engenharia de Software na Área da Saúde: Soluções Práticas para os Hospitais do Consórcio de Inovação em Saúde de Petrolina-PE – Professor Ricardo Argenton Ramos

O projeto, que será realizado no âmbito do Lócus para Inovação em Saúde em Petrolina-PE, coordenado pelo professor do Cprod Thiago Magalhães Amaral, visa capacitar estudantes do curso de Engenharia da Computação para trabalhar com o desenvolvimento de aplicativos para a área da saúde. Terá duas etapas. Na primeira, selecionará 40 alunos e ofertará um treinamento de 20h sobre processo de Engenharia de Software para desenvolvimento de aplicativos com o foco na engenharia de requisitos e prototipação. Já na segunda etapa do projeto, os 10 melhores alunos (selecionados por atividades feitas na 1ª etapa) receberão bolsas pela Facepe por 3 meses e deverão trabalhar em 3 projetos reais firmados com hospitais da cidade de Petrolina dentro do Consórcio de Inovação em Saúde de Petrolina. Como resultados, além da capacitação dos estudantes no Vale do São Francisco, espera-se gerar 3 protótipos validados, um para cada hospital, para serem a base de aplicativos que serão construídos no próximo ano. Todo o projeto será feito online, desde as inscrições, treinamento e as reuniões com as equipes multidisciplinares. Os protótipos serão desenvolvidos através de softwares colaborativos.

Projeto: Projeto de Capacitação de Mão de Obra do Polo Gesseiro do Araripe para Indústria 4.0 – Professor Rômulo Câmara

O Polo Gesseiro do Araripe é um setor com mais de 100 empresas ligada a extração de  gipsita, minério composto predominantemente pelo Sulfato de Cálcio Di-hidratado (CaSO 4 .2H 2 O), sal que lhe confere suas principais propriedades  físico-químicas. O local é responsável por 95% do gesso consumido em todo Brasil com  as principais jazidas em Araripina, Trindade e Ipubi, fazendo Pernambuco ser o responsável por 95% do gesso consumido em todo Brasil. A produção deste material ainda segue tecnologias do século passado, sendo a maior parte do trabalho executado manualmente. Isso torna o processo de fabricação inadequado para os dias de hoje, gerando um alto custo de produção e uma diminuição na velocidade de produção, impossibilitando o polo de crescer no mercado nacional e internacional. Desta forma, foi visto a necessidade de um estudo nas indústrias do polo gesseiro para identificação dos problemas que ocorrem nas empresas e quais soluções tecnológicas poderiam melhorar o processo. Portanto, esse trabalho busca identificar quais tecnologias poderiam ser utilizadas no Polo Gesseiro para que as empresas parceiras consigam se desenvolver mais rápido e entrar na era da Indústria 4.0. Com isso, busca-se a criação de uma mão de obra inicial especializada em tecnologias das Indústria 4.0 para futuramente trabalhar em todos os problemas diagnosticados neste projeto.

Projeto: Explorando a Ciências de Dados no Polo Gesseiro do Araripe – Professor Lino Silva

O objetivo desse projeto é possibilitar que a indústria do gesso, que se ocupa da exploração de recursos minerais, agora também passe a explorar a riqueza dos dados para tomada de decisão. Para isso, o projeto pretende capacitar 30 alunos de graduação da Univasf com um curso introdutório de ciências de dados para atuar no polo gesseiro do Araripe, colaborando com as empresas do setor na mineração e análise de dados que possam ser utilizados na gestão de suas atividades.

Projeto: Rotinas para Avaliação da Qualidade do Gesso de Construção, Produzino no Polo Gesseiro do Araripe – Professor Getúlio Sousa

Esse projeto busca contribuir com a formação qualificada de recursos humanos, voltados ao estudo e à implantação de rotinas de controle da qualidade das propriedades do gesso para construção civil, produzidos no Polo Gesseiro do Araripe, em Pernambuco. Inicialmente, serão ofertadas vagas para um curso de formação com o tema controle da qualidade do gesso, sendo formado até 50 alunos da Univasf, do curso de Engenharia Civil. Após o curso, serão selecionados 10 alunos extensionistas para atuação nas empresas parceiras e na instituição proponente. Nas empresas, os alunos acompanharão o processo de produção do gesso e o controle da qualidade executado nas fábricas. Serão coletadas amostras de gesso e os alunos ficarão responsáveis pela caracterização conforme rotinas estabelecidas nas normas da ABNT. Durante as avaliações serão produzidos relatórios técnicos dos resultados obtidos, além da preparação de material didático, que serão usados em treinamentos futuros nas fábricas e na Univasf.

Projeto: Química Verde na gestão de resíduos de gesso na indústria gesseira do Polo de Araripe – Professora: Andrea de Vasconcelos Ferraz

Em um mundo marcado pelo aumento da escassez de recursos naturais e pela poluição dos mais variados ecossistemas é cada vez mais necessário nos atentarmos à quantidade e a destinação dos Resíduos Sólidos que produzimos. Neste contexto, a indústria da construção civil é uma das que mais crescem no país. Aliado a esse crescimento existe um problema ambiental em decorrência dos resíduos gerados por ela. Um desses resíduos é o gesso, que vem sendo amplamente utilizado em decorrência de seu baixo custo e suas propriedades. O resíduo de gesso é um material extremamente perigoso quando destinado em aterros comuns, porque ele libera gás sulfídrico, que é tóxico e inflamável, possuindo odor semelhante a ovo podre. Além disso, o material ocasiona contaminação no solo e nos lençóis freáticos. Com o objetivo de reduzir esses impactos ambientais, este projeto tem por meta capacitar estudantes de Engenharia da Univasf através do conhecimento e aplicação dos princípios da Química Verde como ferramenta ao desenvolvimento sustentável de empresas do Polo Gesseiro do Araripe, propondo um estudo do reaproveitamento do resíduo de gesso gerado na indústria, ao incorporá-lo ao processo de calcinação da gipsita, para produzir gesso. Consequentemente reforçando o modelo da indústria 4.0, que traz benefícios, tais como: redução de custos; aumento de segurança; conservação ambiental; redução de erros; fim do desperdício no processo produtivo de placas de gesso.

Projeto: Capacitação de Discentes dos Cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica e Engenharia da Computação para Inovação em Empresas do Setor Metal Mecânica – Professora Vivianni Marques

O objetivo principal deste projeto é promover formação profissional para discentes das Engenharias Mecânica, da Computação, Elétrica e de Produção na Univasf, bem como de áreas afins, como o curso de Ciência da Computação ofertado pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), visando contribuir para a formação de profissionais com um novo perfil. Para isto, será ofertado curso de capacitação, seguido por planos de trabalho para inovações organizacionais em empresa parceira do setor metal mecânica. Ao final, espera-se, entre outros, formação de profissionais com habilidades para inovação nas empresas; consolidação da parceria Univasf-Empresa parceira; aumento do grau de inovação da empresa parceira; absorção de discentes como estagiários ou outro vínculo pela empresa e fortalecimento do setor de metal mecânica em Pernambuco, particularmente no Sertão do São Francisco.

Projeto: Implementando técnicas de Engenharia de Manutenção nas indústrias do polo gesseiro do Araripe – Professor Alan Dantas

As empresas do Polo Gesseiro do Araripe praticam, via de regra, técnicas de manutenção muito arcaicas, que promovem uma baixa disponibilidade (as máquinas não estão disponíveis quando se precisa delas) e confiabilidade (as máquinas podem quebrar durante a sua utilização) de máquinas, além de gerar muitas perdas por tempo parado e sobrecarga dos funcionários do setor de manutenção. A aplicação de técnicas de manutenção mais avançadas, promove um grande ganho no processo produtivo devido às menores perdas de processo aliadas ao melhor planejamento dos custos e da mão de obra. Deste modo, este projeto vem funcionar como piloto para iniciar um processo de catalização das técnicas de manutenção dentro das empresas do polo e, a partir daí, promover o desenvolvimento destas empresas assim como o seu aumento de competitividade. As ações planejadas têm como objetivo o desenvolvimento de uma filosofia de manutenção onde não ocorra mais paradas não planejadas.

Projeto: Gerente de Loja Virtual: Tecnologias e suas Aplicações Práticas – Professor Valdner Ramos

O projeto tem como objetivo promover a qualificação de pessoas em gestão de loja virtual. Será realizado no âmbito do Lócus Innovation Labs, coordenado pelo professor do Ccomp Max Santana, junto com outras duas propostas de docentes da Facape também aprovadas no PET: Desenvolvedor de loja virtual e Análise de dados de loja virtual. Os três projetos são formados a partir da parceria da CDL e Otimize, com o objetivo de contribuir para a formação de recursos humanos para o comércio eletrônico. Com estes PETs, espera-se capacitar pessoas em tecnologias de transformação digital, voltada para o comércio da região.