Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf terá curso de Mestrado em Política, Cultura e Ambiente

Univasf terá curso de Mestrado em Política, Cultura e Ambiente

publicado: 14/06/2023 08h46 última modificação: 14/06/2023 08h51

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) oferecerá à comunidade mais um curso de pós-graduação: o mestrado em Política, Cultura e Ambiente (PoCAm). O curso, que tem caráter acadêmico na área de Antropologia, será binucleado com oferta nos campi Juazeiro (BA) e Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (PI). O resultado foi publicado na última quarta-feira (7), pela Diretoria de Avaliação (DAV) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O PoCAm cobrirá uma demanda produzida pelas Instituições de Ensino Superior (IES) da região, particularmente pelos cursos de Antropologia e Ciências Sociais da Univasf. O novo Mestrado propõe uma formação baseada no estudo das relações políticas, culturais e ambientais que constituíram o semiárido brasileiro. O curso, apesar de ser disciplinar na área de Antropologia,  incentiva uma interdisciplinaridade em diversas áreas das Ciências Humanas e das Ciências Sociais Aplicadas, como Sociologia, Estudos Latino-Americanos, Demografia, Administração Pública, Musicologia, Arqueologia e Geografia.

O coordenador da proposta de criação do curso apresentada à Capes, professor Adalton Marques, afirma que o desenho interdisciplinar do qual o mestrado é constituído possibilitará a atuação em diversos setores da sociedade. “Essa abordagem proporciona uma formação integrada em pesquisa e extensão, aquisição de habilidades para que os estudantes atuem como docentes em diversos níveis e capacitação profissional na produção, inovação e promoção artístico-cultural e de tecnologias sociais e educacionais voltadas à administração pública e organizações da sociedade civil”, afirma Marques.

Para a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Maria Helena Tavares de Matos o curso, além de permitir a produção e a difusão de conhecimentos em ciências humanas e sociais sobre o semiárido nordestino, irá interiorizar a  pós-graduação na região. “O novo mestrado também contribui para a interiorização da formação, em nível de pós-graduação, em antropologia no Nordeste, especialmente, no Vale do São Francisco e do Sudeste do Piauí, uma vez que o programa terá sedes em dois campi, em São Raimundo Nonato e Juazeiro”, destaca.

O corpo docente do PoCAm contará com 12 professores permanentes, seis do Campus Juazeiro e a outra metade do Campus Serra da Capivara, além de três colaboradores. As disciplinas obrigatórias serão ofertadas conjuntamente por docentes dos dois campi, sendo que os discentes assistirão parte delas presencialmente, com professores de seu campus, e a outra parte será ofertada por meio remoto. Anualmente haverá a integração de docentes e discentes dos dois núcleos do PoCAm, através de um evento acadêmico. A previsão é que a primeira turma do mestrado ingresse em 2024.