Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Usina Fotovoltaica implantada na Univasf: uma economia de pelo menos R$ 700 mil/ano, que poderão ser destinados a ações de suporte ao ensino, pesquisa e extensão

publicado: 22/12/2022 18h49 última modificação: 22/12/2022 20h43

À Comunidade Universitária,

A Reitoria da Universidade Federal do Vale do São Francisco tem a satisfação de informar à comunidade Universitária que passou a operar, com 100% da capacidade instalada, a Usina Fotovoltaica implantada no Campus Juazeiro, com 1412 placas e geração de até 64.000 kw mensais, cerca de 76% do consumo do campus.

Usina - imagem 1.1.jpeg

Com investimentos da ordem de R$ 2,15 milhões, demandados pela Reitoria junto ao Ministério da Educação, a usina foi implementada no sistema “on-grid” (conectado à rede), o que possibilita, quando não estiver ocorrendo a produção, durante a noite por exemplo, utilizar energia da distribuidora; já em caso de excesso de produção, a energia é transferida do sistema para a rede, gerando créditos que serão compensados nas faturas mensais.

De acordo com o Prefeito Universitário, Marcos da Mota, a energia produzida tem capacidade para suprir integralmente o consumo dos campi Senhor do Bonfim e Paulo Afonso juntos, restando ainda saldo estimado em mais de R$ 200 mil/ano para descontos nas faturas junto à concessionária da Bahia, Coelba.

Usina - Imagem 2.1.jpegO Engenheiro Elétrico, Denis Hüller, esclareceu que a capacidade instalada no campus Juazeiro é passível de ampliação e que, mantendo-se o foco de investimentos nesse modelo, a Universidade poderá futuramente alcançar autossuficiência no balanço energético (produção/consumo). Acrescentou que, diante da mudança na legislação a partir de 2023, a relação de 1 para 1 (100%) no crédito do kw gerado, passará de 1 para 0,75 (75%) para novos projetos, diminuindo assim o retorno, mas permanecendo ainda vantajoso os investimentos na área.

Nessa perspectiva e antecipando-se aos efeitos da mudança na legislação, a Universidade protocolou novo projeto, agora junto à concessionária de Pernambuco, para a implantação de uma unidade no campus Petrolina/PE. Foi também solicitado à Prefeitura Universitária, confecção e protocolo de projeto junto à concessionária do estado do Piauí, para implantação da correspondente unidade no campus Serra da Capivara. “A semente está plantada: agora, é garimpar mais uma vez os recursos necessários junto ao Governo Federal, em Brasília, e concretizar também esses novos projetos”, disse o Vice-Reitor, Roberto Jefferson B. Nascimento.

Usina - imagem 3.1.2.jpeg“Sem dúvida, um marco importantíssimo para a Univasf no contexto da sustentabilidade, viabilizado a partir de investimentos em fontes renováveis para obtenção de energia elétrica. A exemplo de outras ações capilarizadas em nossa instituição, a Usina implantada viabilizará, já nos próximos 12 meses, uma economia de recursos orçamentários de pelo menos R$ 700 mil, que poderão ser empregados em outras ações institucionais de suporte ao ensino, pesquisa e extensão”, destacou o Reitor Pro Tempore, Paulo Fagundes Neves.

Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação