Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Uso correto de medicamentos é tema de campanha da Univasf realizada hoje (5) em Juazeiro e Petrolina

publicado: 05/05/2017 12h14 última modificação: 05/05/2017 12h14
João Pedro Ramalho

Qual o melhor lugar da casa para armazenar medicamentos? Quais remédios mulheres gestantes podem usar? Essas e outras perguntas, recorrentes entre a população, sobre a utilização de medicamentos podem ser respondidas hoje (5). Basta visitar a Campanha pelo Uso Racional dos Medicamentos, que acontece na Praça do Bambuzinho, em Petrolina (PE), e na Praça do Paço Municipal, em Juazeiro (BA), até as 16h. A campanha é promovida pelo Centro de Informação sobre Medicamentos (CIM) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e acontece em comemoração ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos.

Diversos estandes estão à disposição da comunidade. Em um desses espaços é possível descartar medicamentos vencidos, ação importante para evitar a contaminação do solo, da água e dos alimentos provocada pelo descarte no lixo comum. O serviço foi realizado em Petrolina, em 2016, e acontece pela primeira vez em Juazeiro esse ano. “Muita gente não conhece a relevância de descartar corretamente os medicamentos. Mesmo assim, pela campanha do ano passado, muitas pessoas já vieram aqui descartar”, contou Jamilly Araújo, estudante do terceiro período do curso de Farmácia da Univasf que participa da organização da campanha.

Outro estande aberto à visitação oferece à população dicas sobre como dormir bem. A dona de casa Maria da Silva, que passou pela Praça do Bambuzinho, foi atraída por ter interesse no assunto. “Eu sou péssima para dormir. Tem dias em que durmo bem, outros em que não durmo quase nada. Aprendi o que fazer para melhorar isso, como evitar tomar café e refrigerante”, relatou.

Os demais serviços promovidos pela Campanha estão distribuídos nos seguintes temas: uso de medicamentos por gestantes, cuidados no uso de plantas medicinais, interações medicamentosas, boas práticas de higiene e parasitoses, medicamentos utilizados para saúde mental, uso de repelentes, tratamento da tuberculose e intoxicações por medicamentos. Também há um estande de conscientização sobre o lúpus, em alinhamento ao Dia Internacional de Atenção à Pessoa com Lúpus. Além disso, é ofertado o serviço de medição de glicemia e pressão arterial.

Segundo a professora Deuzilane Nunes, coordenadora do CIM e professora do Colegiado de Farmácia, essa edição tem uma abrangência maior. Pela primeira vez, o evento será realizado em Lagoa Grande (PE), na próxima segunda-feira (8), e em Campo Formoso (BA), na próxima quarta-feira (10). “Nessa edição, também conseguimos ofertar os mesmos serviços em todas as cidades, o que não ocorreu nos anos anteriores”, disse a professora.

O Centro de Informação sobre Medicamentos (CIM) é vinculado ao Núcleo de Assistência Farmacêutica e ao Colegiado de Farmácia da Univasf, e trabalha com o atendimento à população, tirando dúvidas em relação ao uso dos medicamentos. “Em paralelo, buscamos realizar ações com as comunidades, além de fazermos pesquisas, com pessoas obesas, idosos, e também sobre hanseníase, tuberculose e AIDS. Este ano, estamos querendo deixar o CIM totalmente acessível às pessoas surdas”, conta a professora Deuzilane. Para entrar em contato com o CIM, basta ligar para o telefone (87) 2101-6877, enviar mensagem para o e-mail cim@univasf.edu.br, ou mesmo comparecer presencialmente, no primeiro andar do Prédio de Laboratórios e Colegiados, no Campus Sede, em Petrolina.