Você está aqui: Página Inicial > Notícias > VII Simpósio de Engenharia de Produção do Vale do São Francisco discute inovação e empreendedorismo

publicado: 29/03/2017 15h36 última modificação: 29/03/2017 15h36
João Pedro Ramalho

Palestras, minicursos e apresentações de trabalhos integram a programação do VII Simpósio de Engenharia de Produção do Vale do São Francisco (Sepvasf), que teve seu segundo dia de atividades hoje (29). O simpósio é promovido pelo Diretório Acadêmico (DAEP) e pelo Colegiado de Engenharia de Produção (CPROD) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), e busca debater empreendedorismo e inovação com estudantes, professores, pesquisadores, engenheiros, consultores e administradores. As atividades estão concentradas no Complexo Multieventos, Campus Juazeiro, e seguem até amanhã (30).

A programação completa conta com nove palestras, seis minicursos, seis visitas técnicas, além de 76 apresentações de trabalhos, nos formatos banner e oral. Muitos palestrantes e inscritos vieram de diferentes regiões do país para Juazeiro. Foi o caso de Danilo Fernandes, que é professor de Automação Industrial da Faculdade de Tecnologia do Serviço Nacional da Indústria (Senai-CIC) de Curitiba (PR), e apresentou um trabalho em formato banner sobre a experiência de implantação de laboratório de acesso remoto (WEBLAB) em sua instituição de origem. “A intenção é divulgar o nosso trabalho para que outras instituições de ensino possam implantar essa metodologia”, contou o professor.

Instituições parceiras, como o Sebrae e a Monsanto, também trouxeram contribuições para o VII Sepvasf. O gerente da Monsanto em Petrolina, Edson Kemper, ministrou a palestra “Biotecnologia: Empreendedorismo da descoberta à otimização dos processos”. Para ele, o evento é uma oportunidade de mostrar diferentes caminhos para os estudantes. “Nós queremos expor o que fazemos na Monsanto e apresentar a nossa instituição como uma opção de mercado de trabalho para os futuros engenheiros de produção”, disse ele.

De acordo com o representante do DAEP e um dos organizadores do evento, o estudante Pedro Vieira, a pluralidade presente na programação torna o evento mais dinâmico. “Nós queríamos trazer o ponto de vista dessas pessoas. É importante que eles conheçam a nossa realidade e que tragam a experiência que têm em outros estados, outras cidades”, afirmou ele.

O VII Sepvasf contou com aproximadamente 400 inscritos, sendo que cerca de 250 pessoas compareceram às atividades de hoje. Mais informações e a programação completa estão disponíveis no site do evento.