Você está aqui: Página Inicial > Trabalhos de Conclusão > Dissertações > Dissertações 2022

Dissertações 2022

por Romilson Souza publicado 09/04/2025 11h04, última modificação 15/04/2025 15h51

MARIA AUXILIADORA TAVARES DA PAIXÃO -MULHERES PRETAS DA UNIVASF: SUAS HISTÓRIAS DE VIDA ROMPENDO OS MUROS DA NEGAÇÃO

Programa:
EXTENSÃO RURAL (25020013011P0)
Autor:
MARIA AUXILIADORA TAVARES DA PAIXAO
Tipo de Trabalho de Conclusão:
ESTUDO DE CASO
Abreviatura:
PAIXAO, M. A. T.
Data da Defesa:
29/08/2022
Resumo:
Este trabalho teve por objetivo conhecer o perfil racial da Univasf – Universidade Federal do Vale do São Francisco e, nesse contexto, o perfil das mulheres pretas que integram o Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural - PPGExR em nível de mestrado profissional, tanto docentes como discentes, considerando o período 2017-2020. A partir dessa identificação, realizou-se um mapeamento da presença de mulheres pretas servidoras da Univasf, bem como, do curso mencionado, com a finalidade de evidenciar as possíveis influências de fatores relativos ao gênero e ao pertencimento racial no seu acesso à IES – Instituição de Ensino Superior e ao curso, resgatando as suas histórias de vida e de trabalho, considerando que a sua ancestralidade por mais de um século foi historicamente excluída do processo de teorização e busca pelo conhecimento. Quando estudadas, as mulheres pretas foram postas na categoria objeto e não como sujeito do conhecimento ou mesmo protagonista da própria história. Para a realização da pesquisa foram utilizados dados quantitativos e qualitativos, sendo os primeiros coletados junto aos setores administrativos da instituição e ao programa de mestrado em Extensão Rural. Os dados qualitativos foram coletados através de entrevistas semiestruturadas realizadas com mulheres negras selecionadas aleatoriamente e que aceitaram participar das mesmas. Os resultados apontam o protagonismo histórico das mulheres negras nos movimentos sociais em defesa dos direitos individuais previstos na Constituição Federal de 1988; os conflitos nas relações de gênero enfrentados no contexto da IES e do PPGExR; perpetuando a manutenção de desigualdades entre mulheres brancas e negras e entre homens e mulheres - negros e negras e que as mulheres negras precisam dispor de condições sociais próximas dos brancos e brancas para ingressarem no espaço acadêmico.
Palavras-chave:
Gênero;Discriminação Racial;Mulheres Negras;PósGraduação.;Racismo
Abstract:
This work aimed to know the racial profile of Univasf - Federal University of São Francisco Valley and, in this context, the profile of black women who are part of the Graduate Program in Rural Extension - PPGExR at the professional master's level, both teachers and students, considering the period 2017-2020. From this identification, we conducted a mapping of the presence of black female employees of Univasf, as well as the course mentioned, in order to highlight the possible influences of factors related to gender and racial belonging in their access to the HEI - Higher Education Institution and the course, rescuing their life and work histories, considering that their ancestry for over a century was historically excluded from the process of theorization and search for knowledge. When studied, black women were placed in the object category and not as subjects of knowledge or even as protagonists of their own history. To carry out the research, quantitative and qualitative data were used, the former collected from the administrative sectors of the institution and from the Master's program in Rural Extension. The qualitative data were collected through semi-structured interviews with randomly selected black women who agreed to participate. The results point to the historical protagonism of black women in social movements in defense of individual rights provided for in the Federal Constitution of 1988; the conflicts in gender relations faced in the context of the HEI and the PPGExR; perpetuating the maintenance of inequalities between white and black women and between men and women - black and black and that black women need to have social conditions close to those of whites and whites to enter the academic space.
Keywords:
Racism;Gender;Racial Discrimination;Black Women;Post-Graduation

ANTONIA MARCIA DE ARAUJO - FATORES QUE INTERFEREM NO ACESSO DE JOVENS CAMPONESES NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICAS: um estudo de caso em uma escola estadual do município de Glória/BA

Programa:
EXTENSÃO RURAL (25020013011P0)
Autor:
ANTONIA MARCIA DE ARAUJO
Tipo de Trabalho de Conclusão:
DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO
Abreviatura:
ARAUJO, A. M.
Data da Defesa:
12/12/2022
Resumo:
A presente pesquisa apresenta como objetivo principal analisar os principais fatores que interferem no acesso de jovens moradores de comunidades rurais do município de Glória/BA ao ensino superior público. O estudo foi realizado no Colégio Estadual Reis Magalhães situado na sede do município. Os dados foram obtidos através da aplicação de questionário semiestruturado, bem como de uma entrevista oral com 44 estudantes, correspondendo a 36, 66% dos alunos matriculados no ensino médio da escola, com faixa etária dos 15 aos 24 anos. A interpretação dos dados foi realizada pela Análise de conteúdo método de Bardin, no qual propõe descrever e discutir os principais fatores que interferem ou colaboram para o baixo índice de ingresso de estudantes moradores de comunidades rurais nas instituições de ensino superior (IES) públicas. Os dados trazem como principais fatores - a falta de investimentos na educação pública, o desconhecimento das IES públicas e das políticas públicas de acesso ao ensino superior e as condições socioeconômicas das famílias dos jovens. Os resultados permitem inferir que os estudantes pretendem cursar o ensino superior para ter uma profissão que possibilite uma remuneração que atenda às necessidades de sua família. Conclui-se que o ensino superior público ainda não se democratizou, sendo necessário a implantação de mais projetos e políticas públicas sociais e educacionais direcionados às comunidades rurais, objetivando o acesso dos jovens ao ensino superior e posteriormente o mercado de trabalho.
Palavras-chave:
Desigualdade social;Desenvolvimento rural;Educação pública;Ensino superior público 
Abstract:
The main objective of this research is to analyze the main factors that interfere in the access of young residents of rural communities in the municipality of Glória/BA to public higher education. The study was carried out at the State College Reis Magalhães located in the headquarters of the municipality. The data were obtained through the application of a semi-structured questionnaire, as well as an oral interview with 44 students, corresponding to 36.66% of the students enrolled in high school, aged 15 to 24 years. The interpretation of the data was performed by the Content Analysis Bardin method, in which it proposes to describe and discuss the main factors that interfere with or contribute to the low rate of entry of students living in rural communities in public higher education institutions. The data bring as main factors - the lack of investments in public education, the lack of knowledge of public HEIs and public policies for access to higher education and the socioeconomic conditions of young families. The results allow us to infer that students intend to attend higher education in a profession that allows remuneration that meets the needs of their family. It is concluded that public higher education has not yet democratized, and it is necessary to implement more social and educational public and public policies aimed at rural communities, aiming at the access of young people to higher education and later the labor market.
Keywords:
Rural development;Brazilian public education;University education;Social inequality

ABDIANNE DE MACEDO CAVALCANTI - A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EXTENSÃO RURAL DA REGIÃO SUL DA AMAZÔNIA ORIENTAL BRASILEIRA

Programa:
EXTENSÃO RURAL (25020013011P0)
Autor:
ABDIANNE DE MACEDO CAVALCANTI
Tipo de Trabalho de Conclusão:
MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Abreviatura:
CAVALCANTI, A. M.
Data da Defesa:
22/07/2022
Resumo:
A pesquisa tem como objetivo geral identificar os desafios, as oportunidades e as perspectivas no desenvolvimento da educação ambiental pelos extensionistas rurais da Emater-PA, que estão situadas geograficamente na região sul do Pará, intitulada de Amazônia Oriental Brasileira. Como objetivos específicos, buscou-se caracterizar as práticas ambientais na extensão rural e como a educação Ambiental está institucionalizada na Emater-PA, analisando o papel e a importância da educação ambiental na ação extensionista para o desenvolvimento rural sustentável. Para análise, foram utilizadas abordagens qualitativa e quantitativa, do tipo exploratória descritivo através de uma pesquisa bibliográfica, uma análise documental do Plano de Assistência Técnica e Extensão Rural da Emater-PA (PROATER/2020) do Regional Conceição do Araguaia e seus respectivos escritórios locais, além de outros documentos institucionais disponíveis no site da Emater-PA, possibilitando uma dinâmica de diálogos entre diferentes campos de conhecimentos e realidades, para que o objeto da pesquisa fosse alcançado. Os dados foram coletados por meio da aplicação de questionário através da plataforma Google Forms devido à pandemia de Covid-19 e as condições e normas de distanciamento social impostas nesse período de realização da pesquisa. A extensão rural através da educação ambiental como processo educativo participativo tem um potencial transformador na sensibilização de comunidades rurais para o desenvolvimento rural sustentável, promovendo aos agricultores através da educação ambiental abordagens colaborativas e críticas das realidades socioambientais e uma percepção autônoma dos problemas ambientais e suas possíveis soluções. Conclui-se portanto que a educação ambiental abrange boa parte das ações extensionistas, mas de maneira pontual e isolada, e que falta projetos ou programas específicos de educação ambiental a nível regional, além de capacitações e treinamentos regulares da equipe técnica e recursos financeiros para realização das ações, visto que os extensionistas consideram importante a educação ambiental não formal na extensão rural.
Palavras-chave:
Desenvolvimento rural sustentável;Amazônia Oriental;Emater-PA;Meio ambiente
Abstract:
The research has as general objective to identify the challenges, opportunities and perspectives in the development of environmental education by rural extension workers of Emater-PA, which are geographically located in the southern region of Pará, called the Brazilian Eastern Amazon. As specific objectives, we sought to characterize environmental practices in rural extension and how Environmental education is institutionalized in Emater-PA, analyzing the role and importance of environmental education in extension action for sustainable rural development. For analysis, qualitative and quantitative approaches were used, exploratory and descriptive through a bibliographic research, a document analysis of the Technical Assistance and Rural Extension Plan of Emater-PA (PROATER/2020) of the Conceição do Araguaia Regional and their respective local offices , in addition to other institutional documents available on the Emater-PA website, enabling a dynamic dialogue between different fields of knowledge and realities, so that the object of the research could be reached. Data were collected through the application of a questionnaire through the Google Forms platform due to the Covid-19 pandemic and the conditions and norms of social distance imposed during this period of the research. Rural extension through environmental education as a participatory educational process has a transformative potential in raising rural communities' awareness of sustainable rural development, promoting to farmers through environmental education collaborative and critical approaches to socio-environmental realities and an autonomous perception of environmental problems and their possible solutions. It is therefore concluded that environmental education covers most of the extension actions, but in a punctual and isolated way, and that there is a lack of specific projects or programs of environmental education at the regional level, in addition to training and regular training of the technical team and financial resources to carry out this work. Of actions, since extension workers consider non-formal environmental education to be important in rural extension.
Keywords:
Sustainable rural development;Eastern Amazon;Emater-PA;Environment
Dissertação

LIDIANE DE CARVALHO PATRÍCIO - AGRICULTURA FAMILIAR NO DISTRITO DO SALITRE, JUAZEIROBA: Uma análise da percepção dos impactos provocados pelo uso de agrotóxicos

Programa:
EXTENSÃO RURAL (25020013011P0)
Autor:
LIDIANE DE CARVALHO PATRICIO
Tipo de Trabalho de Conclusão:
MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Abreviatura:
PATRICIO, L. C.
Data da Defesa:
25/02/2022
Resumo:
O presente trabalho versa sobre o uso de agrotóxicos, seus impactos no meio ambiente e na saúde dos agricultores do Salitre, distrito de Juazeiro-BA. No Nordeste brasileiro, as discussões acerca da produção de alimentos, são imprescindíveis, devido ao modelo de produção vigente na região, que se destaca como importante exportador de frutas, utilizando a irrigação e uso de agrotóxicos, assunto bastante mencionado em pesquisas anteriores por outros autores. Contudo, por essas pesquisas darem visibilidade a essa temática, existe a necessidade de intensificar estudos nesse aspecto. A pesquisa objetivou analisar a percepção dos agricultores familiares do distrito do Salitre, quanto ao uso de agrotóxicos e seus impactos na agricultura familiar, levando em consideração também aspectos socioeconômicos, como, condições de trabalho, assistência governamental, serviços e políticas públicas, bem como sua atuação em associações, para um melhor entendimento acerca desse público alvo. A pesquisa teve cunho qualitativo, tendo enfoque descritivo e exploratório, além da pesquisa bibliográfica, que aconteceu antes da pesquisa de campo buscando-se informações de dados relacionados a essa temática que já foram pesquisados por outros autores. A trajetória metodológica enfocou entrevistas, e observações. Através do estudo, foi possível analisar a importância da agricultura familiar no distrito do Salitre, dessa forma, compreendendo que é possível a continuação das famílias no campo, evitando o êxodo rural, com os familiares participando da produção e geração de renda local. O estudo revela que esse público tem noção dos problemas que impactam na sua saúde e no meio ambiente, entendem e convivem com casos de intoxicações e suas consequências a curto e a longo prazo, porém seguem com as mesmas práticas. Sobre a falta de cuidados com o meio ambiente, notou-se que os entrevistados banalizam as consequências do uso excessivo de agrotóxicos, não demonstrando preocupações com o desenvolvimento sustentável, deixando claro que o mais importante é atender a demanda, aumentando sua produção.
Palavras-chave:
Agricultor;Políticas públicas;Fruticultura;Agrotóxicos
Abstract:
The present work deals with the use of pesticides, their impacts on the environment and on the health of farmers in Salitre, district of Juazeiro-BA. In the Brazilian Northeast, discussions about food production are essential, due to the production model in force in the region, which stands out as an important fruit exporter, using irrigation and the use of pesticides, a subject often mentioned in previous research by other authors. . However, because these researches give visibility to this theme, there is a need to intensify studies in this aspect. The research aimed to analyze the perception of family farmers in the district of Salitre, regarding the use of pesticides and their challenges for family farming, also taking into account socioeconomic aspects, such as working conditions, government assistance, services and public policies, as well as their working in associations, for a better understanding of this target audience. The research had a qualitative nature, with a descriptive and exploratory focus, in addition to the bibliographic research, which took place before the field research, seeking information from data related to this theme that had already been researched by other authors. The methodological trajectory focused on interviews and observations. Through the study, it was possible to analyze the importance of family farming in the district of Salitre, thus understanding that it is possible for families to continue in the countryside, avoiding rural exodus, with family members participating in the production and generation of local income. The study reveals that this public is aware of the problems that impact their health and the environment, understand and live with cases of intoxication and its consequences in the short and long term, but follow the same practices. Regarding the lack of care for the environment, it was noted that the interviewees trivialize the consequences of the excessive use of pesticides, not showing concerns about sustainable development, making it clear that the most important thing is to meet the demand, increasing their production.
Keywords:
Farmer;Public policies;Fruit growing;Pesticides
Dissertação 

LUANA PEREIRA RODRIGUES -  GÊNERO, TRABALHO DOMÉSTICO E EDUCAÇÃO NO QUILOMBO: Uma análise interseccional sobre mulheres negras do Quilombo de Lagoinha (BA)

Programa:
EXTENSÃO RURAL (25020013011P0)
Autor:
LUANA PEREIRA RODRIGUES
Tipo de Trabalho de Conclusão:
MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Abreviatura:
RODRIGUES, L. P.
Data da Defesa:
24/02/2022
Resumo:
A mulher quilombola negra surge como um sujeito que tem sua vida como uma luta constante – por sobrevivência, posição social e política. A história de vida dela é, pois, a história de vida de um sujeito que subverte e resiste, constantemente, às relações que a subjugam e a marginalizam. Dessa forma, é possível afirmar que toda mulher quilombola é sinônimo de luta e resistência. Nesse sentido, esta pesquisa tem o objetivo realizar uma análise da presença da mulher negra na história do Quilombo de Lagoinha-BA. A metodologia proposta para a exequibilidade desta pesquisa possui abordagem etnográfica e se deu de forma qualitativa, por meio da escuta das narrativas de vidas, bem como observação participante no cotidiano da comunidade, a fim de investigar o universo em que está inserida. A partir das narrativas das mulheres do Quilombo de Lagoinha, foi possível perceber que a atuação das mulheres negras quilombolas é fundamental para a manutenção e a construção da identidade quilombola, histórica social, cultural, política e econômica, e, consequentemente, a legitimação da história do quilombo. Por meio das narrativas de vida, principalmente, de Maria Roberta e Ana Rita, foi possível observar que, historicamente, a mulher negra desempenha um papel basilar para o Quilombo: a partir do trabalho doméstico e da educação. Estes dois âmbitos entrelaçam os aspectos de gênero, raça, quilombo e território, demonstrando a maneira pela qual a mulher negra faz parte fundamental na luta da comunidade quilombola.
Palavras-chave:
Mulher negra quilombola;Trabalho doméstico;Educação;Gênero;Quilombo de Lagoinha/BA
Abstract:
The black quilombola woman emerges as a subject who has her life as a constant struggle – for survival, social and political position. Her life story is, therefore, the life story of a subject who constantly subverts and resists the relationships that subjugate and marginalize her. In this way, it is possible to affirm that the quilombola woman is of all struggle and resistance. In this sense, this research aims to carry out an analysis of the presence of black women in the history of Quilombo de Lagoinha-BA. The methodology for the feasibility of this research has an ethnographic approach and took place in a qualitative way, through listening to the narratives of lives, as well as participant observation in everyday life, in order to investigate the universe in which it is inserted. From the narratives of the women of the Quilombo de Lagoinha, it was possible to perceive that the performance of black quilombola women is fundamental for the maintenance and construction of the quilombola identity, social, cultural, political and economic history, and, consequently, the legitimation of history. of the Quilombo Quilombo. Through life narratives, mainly by Maria Roberta and Ana Rita, it was possible to observe that, historically, the black woman can be a fundamental role for the Quilombo: from domestic work and education. These two intersections between the aspects of gender, race, quilombo and territory, demonstrate the way in which black women play a fundamental part in the struggle of the quilombola community. The research will also present as an e-book product “Lagoinha: Território Quilombola erguido por Anas e Marias”, with the narratives of quilombola women from Lagoinha, in addition to Ana Rita and Maria Roberta, central to the realization of this work, plus four black quilombola women expose their determination for the existence and resistance of the quilombo of Lagoinha.
Keywords:
Black quilombola woman;Housework;Education;Gender;Quilombo de Lagoinha/BA

JAZIEL DOS SANTOS SILVA - A Identidade de Fundos de Pasto: Conflitos, Território e Organização

Programa:
EXTENSÃO RURAL (25020013011P0)
Autor:
JAZIEL DOS SANTOS SILVA
Tipo de Trabalho de Conclusão:
ESTUDO DE CASO
Abreviatura:
SILVA, J. S.
Data da Defesa:
11/03/2022
Resumo:
O presente trabalho tem por finalidade a análise do modo de vida dos Fundos de Pasto e como a organização das comunidades tem contribuído para o fortalecimento da identidade tradicional, portanto, foram realizadas observações e entrevistas com moradores da localidade de Queixo Dantas – Campo Formoso/BA, com representantes da Articulação Estadual das Comunidades Tradicionais de Fundo e Fecho de Pasto e da Central das Associações e Comunidades Tradicionais Agropastoris de Fundo e Fecho de Pasto da Região de Senhor do Bonfim, assim como realizou-se interlocução com autores que tem trabalhos publicados nesta temática. As comunidades Tradicionais de Fundo de Pasto, situadas no estado da Bahia, se reconhecem e afirmam sua identidade a partir da ocupação das terras de uso comum, das relações que estabelecem entre as famílias e as especificidades do modo de viver e fazer, o Estado da Bahia passa a certificar essa identidade tradicional a partir de 2014. As formas de organização a nível local, regional e estadual têm sido cada vez mais necessárias para enfrentar os conflitos que colocam em disputa seus territórios. Essas comunidades se articulam com outras organizações de apoio e assessoramento para resguardar seus modos de vida à mediada que a especulação fundiária avança, com a conivência do Estado da Bahia, sobre suas terras que, em sua maioria, não tiveram ainda a regularização fundiária realizada. A morosidade do estado, que há mais de uma década não realiza novas ações de regularização das terras de uso comum e a sanção de marcos legais que favorecem a expansão de grandes empreendimentos, em detrimento dos territórios tradicionalmente habitados, ignora a existência dos mais de 800 (oitocentos) Fundos de Pasto certificados pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial da Bahia e viola as legislações nacionais e internacionais que confere direitos aos Povos e Comunidades Tradicionais.
Palavras-chave:
Fundo de Pasto;Identidade;Território
Abstract:
The present work intends to analyze the lifestyle of “Fundos de Pasto” and how the organization of the communities has contributed to the strengthening of the traditional identity. Therefore, observation and interviews were done in the town of Queixo Dantas - Campo Formoso/BA, with representatives of State Articulation of the “Fundo e Fecho de Pasto” Traditional Communities and Group of Associations and Traditional Agro Communities of “Fundo and Fecho de Pasto" in the region of Senhor do Bonfim: authors who have published papers regarding this topic were also contacted. The Traditional Communities of Fundo de Pasto, located in the state of Bahia, recognize themselves and affirm their identity based on the occupation of common use land, on the relations which are stablished with the families and on the specificity of their way of living and doing things. The State of Bahia started to certify this traditional identity in 2014. The way they organized themselves locally, regionally and in the state itself has become more and more necessary to face conflicts that place their territories in dispute. These communities gather with other organizations of support and management aid to protect their way of living as the speculation advances, with the agreement of the state government, towards the rural pieces land which has not had their documents legalized yet. The slowness of the state, which has not developed any legalizing action of common use land in over a decade and the sanctioning of legal marks which favor the expansion of big corporations instead of the traditionally inhabited territories ignores the existence of over 800 “Fundos de Pasto” certified by Secretaria de Promoção da Igualdade Racial da Bahia and violates national and international legislation which gives this right to the Traditional People and Communities
Keywords:
Fundo de Pasto;Identity;Territory

EDLEUSA NUNES FIGUEIREDO - A ÁGUA DA IRRIGAÇÃO MATA A SEDE DE QUEM?

Programa:
EXTENSÃO RURAL (25020013011P0)
Autor:
EDLEUSA NUNES FIGUEIREDO
Tipo de Trabalho de Conclusão:
ESTUDO DE CASO
Abreviatura:
FIGUEIREDO, E. N.
Data da Defesa:
25/02/2022
Resumo:
O presente trabalho aborda o fenômeno da modernização da agricultura e a implantação dos perímetros irrigados no Sertão Nordestino, no município de PetrolinaPE como encadeamento desse processo, seus reflexos no desenvolvimento humano e no modo de vida dos moradores que viviam nesse recorte geográfico antes das obras de irrigação. O objetivo do trabalho é analisar a implantação do perímetro de irrigação Pontal Sul como reflexo do processo de modernização conservadora e suas implicações para a comunidade do Lajedo, na bacia do riacho Pontal no município de Petrolina-PE, com ênfase nas percepções dessas famílias. A metodologia da pesquisa utilizou a análise qualitativa das bibliografias pertinentes ao tema e as informações coletadas dos atores sociais locais, através de questionário e entrevistas semiestruturadas. Os estudos sinalizaram que, apesar do crescimento econômico propiciado pela agricultura, esse desenvolvimento baseou-se num modelo econômico permeado pelas disparidades socioeconômicas e exclusão das comunidades tradicionais.
Palavras-chave:
Desenvolvimento;Modernização conservadora;Perímetros de irrigação;Projeto Pontal
Abstract:
The present work approaches the phenomenon of the modernization of agriculture and the implantation of the irrigated perimeters in Sertão Nordestino, in the city of PetrolinaPE as a chain of this process, its reflexes in the human development and in the way of life of the residents who lived in this geographic cut before the irrigation works. The objective of this work is to analyze the implementation of the Pontal Sul irrigation perimeter as a reflection of the conservative modernization process and its implications for the peasant community of Lajedo, in the Pontal stream basin in the municipality of Petrolina-PE, with emphasis on the perceptions of these families. The research methodology used the qualitative analysis of bibliographies relevant to the theme and the information collected from local social actors, through a questionnaire and semistructured interviews. The studies indicated that, despite the economic growth provided by agriculture, this development was based on an economic model permeated by socioeconomic disparities and the exclusion of traditional communities.
Keywords:
Development;Conservative modernization;Irrigation perimeters;Point Project

ADRIANA DE SÁ PASSOS SANTOS -  A EXTENSÃO RURAL E AS PERSPECTIVAS DE VALORIZAÇÃO DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS: Um estudo de caso na comunidade de Sanharó em Sento-Sé/BA.

Programa:
EXTENSÃO RURAL (25020013011P0)
Autor:
ADRIANA DE SA PASSOS SANTOS
Tipo de Trabalho de Conclusão:
MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Abreviatura:
SANTOS, A. S. P.
Data da Defesa:
04/07/2022
Resumo:
Partindo da premissa de que a educação só faz sentido, se dialogar com a vida concreta, com as formas de trabalho, com as manifestações culturais e artísticas, com as questões ambientais, políticas, econômicas, e sociais que perpassam a vida coletiva, tanto no âmbito comunitário, quanto no âmbito global. Esta pesquisa tem como objetivo avaliar dentro da eduçação, quais práticas implantadas com foco na extensão rural são desenvolvidas na comunidade de Sanharó no município de Sento-Sé/Bahia. Assim, foi realizado um estudo transversal de caráter exploratório e descritivo, no qual se utilizou uma abordagem quali-quantitativa. Nesta, procurou-se aprofundar na compreensão dos fenômenos estudados as ações dos indivíduos, grupos ou organizações em seu ambiente e contexto social. Esta abordagem foi utilizada com o intuito de obter uma maior compreensão da comunidade, dos fatores relacionados ao processo de extensão rural e a existência das práticas educativas como instrumento de emancipação dos sujeitos. O universo amostral totalizou 30 pessoas com idades entre 12 a 67 anos, sendo 10 pessoas para cada um dos grupos compreendidos entre profissionais da educação, educandos e membros da comunidade. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário semiestruturado com 10 questões fechadas e 01 questão aberta de livre opinião, em conjunto com uma entrevista a um professor e membro da comunidade. A análise dos dados qualitativos se deu conforme a análise temática categorial de conteúdo, já a análise dos dados quantitativos ocorreu pelas técnicas estatísticas descritivas e pelo teste do Qui-quadrado de Person. Houve a produção do produto final uma cartilha com a temática: Boas Práticas de Educação Ambiental em classes multisseriadas de ensino e o cordel Educação em versos. Assim como também a publicação de um artigo na Revista de Educação Popular da Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Espera-se, portanto, que essa proposta, possa contribuir no trabalho docente e no fortalecimento da comunidade estudada, e que os dados obtidos possam servir de base para estudo de extensão na Rede Municipal de Ensino e reforçar a educação desta comunidade de modo diferenciado.
Palavras-chave:
Educação do campo;Educação ambiental;Desenvolvimento sustentável;Comunidade escola
Abstract:
Starting from the premise that education only makes sense if it dialogues with concrete life, with forms of work, with cultural and artistic manifestations, with environmental, political, economic, and social issues that permeate collective life, both in the community level as well as at the global level. This research aimed to evaluate, within education, which practices implemented with a focus on rural extension are developed in the community of Sanharó in the municipality of SentoSé/Bahia. Thus, an exploratory and descriptive cross-sectional study was carried out, in which a quali-quantitative approach was used. In this, an attempt was made to deepen the understanding of the phenomena studied, the actions of individuals, groups or organizations in their environment and social context. This approach was used in order to obtain a better understanding of the community, the factors related to the rural extension process and the existence of educational practices as an instrument for the emancipation of subjects. The sample universe totaled 30 people aged between 12 and 67 years, with 10 people for each of the groups comprising education professionals, students and community members. As a data collection instrument, a semi-structured questionnaire was used with 10 closed questions and 01 open-ended question, together with an interview with a teacher and a member of the community. The analysis of qualitative data was carried out according to the thematic categorical content analysis, whereas the analysis of quantitative data was carried out using descriptive statistical techniques and the Chi-square test of Person. There was the production of the final product, a booklet with the theme: Good Practices of Environmental Education in multigrade teaching classes and the string Educação em verses. As well as the publication of an article in the Revista de Educação Popular of the Federal University of Uberlândia – UFU. It is hoped, therefore, that this proposal can contribute to the teaching work and to the strengthening of the studied community, and that the data obtained can serve as a basis for an extension study in the Municipal Education Network and reinforce the education of this community in a differentiated way
Keywords:
Rural education;Environmental education;Sustainable development;School community

JOSE HENRIQUE SANTOS SOUZA - O QUILOMBO LAGOINHA À LUZ DO ACESSO ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS: O Programa Bahia Produtiva como uma política afirmativa para o povo quilombola.

Programa:
EXTENSÃO RURAL (25020013011P0)
Autor:
JOSE HENRIQUE SANTOS SOUZA
Tipo de Trabalho de Conclusão:
PRODUÇÃO DE PROGRAMAS DE MÍDIA
Abreviatura:
SOUZA, J. H. S.
Data da Defesa:
25/02/2022
Resumo:
As comunidades quilombolas, territórios históricos de existência e resistência negra no Brasil, durante muito tempo, foram contidas em seu devir e mantidas ignoradas e marginalizadas aos direitos ante o Estado brasileiro, no entanto, ao longo dos últimos anos, esse contexto vem se alterando. Em particular, a partir da Constituição de 1988, uma grande possibilidade de inserção em políticas públicas. Partindo desse contexto da implementação de políticas públicas, esse trabalho tem como objetivo realizar uma análise sobre a implantação do projeto de Desenvolvimento Rural Bahia Produtiva na comunidade quilombola de Lagoinha, com destaque aos instrumentos da ATER, das “metodologias participativas” e o modo como a assistência técnica e extensão rural se materializam ao lidar com as singularidades, peculiaridades e especificidades socioculturais da comunidade. Questiona-se assim: Qual o contexto participativo das práticas extensionistas na comunidade Quilombola de Lagoinha nas políticas de desenvolvimento, tendo em vista a implantação do projeto Bahia Produtiva? Este trabalho tem como proposta metodológica realizar uma análise histórica e políticas junto, a partir de uma pesquisa documental, de maneira a demonstra ao lutar quilombola e o papel do Estado, de maneira interdisciplinar, no intuito de discutir os aspectos sociocultural, econômico e de desenvolvimento da comunidade quilombola em questão, sem perder de vista o que a constitui, ou seja, as tradições negras e as várias formas de resistência ali preservadas e/ou (re)elaboradas. A análise também problematiza os editais e os planos que foram dispostos através da Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia, junto ao governo do estado, para dar acesso às comunidades que concorreram ao projeto de desenvolvimento sustentável. Em suma, o trabalho problematiza a atuação do programa Bahia Produtiva na comunidade Lagoinha, como uma política pública de desenvolvimento rural, além de subsídios elencados para o desenvolvimento de uma assistência técnica que contemple aspectos identitários e as metodologias participativas. Como produto desta pesquisa, produziu-se um programa de Podcast, com a participação dos quilombolas, dos agentes de ATER e outros sujeitos que discutem as políticas públicas voltadas para o território, bem como, as metodologias participativas. Os resultados desta pesquisa indicam um discurso estatal que, apesar emergente diante de políticas públicas, como o Bahia Produtiva, ainda possui pouca inserção nas comunidades quilombolas, bem como dependem de um aparato burocrático que nem sempre está ao alcance das comunidades.
Palavras-chave:
Comunidades Quilombolas;Metodologias Participativas;Políticas Públicas;Assistência Técnica e Extensão Rural;Bahia Produtiva;Comunidade Quilombola de Lagoinha/BA
Abstract:
The quilombola communities, historical territories of existence and black resistance in Brazil, for a long time, were contained in their becoming and kept ignored and marginalized to the rights before the Brazilian State, however, over the last few years, this context has been changing. In particular, since the 1988 Constitution, a great possibility of insertion in public policies. Based on this context of the implementation of public policies, this work aims to analyze the implementation of the Bahia Productive Rural Development project in the quilombola community of Lagoinha, highlighting the ATER instruments, the "participatory methodologies" and the way in which the technical assistance and rural extension materialize when dealing with the singularities, peculiarities and sociocultural specificities of the community. The question is thus: What is the participatory context of extension practices in the Quilombola community of Lagoinha in development policies, in view of the implementation of the Bahia Productive project? This work has as a methodological proposal to carry out a historical and political analysis together, from a documentary research, in order to demonstrate in the quilombola fight and the role of the State, in an interdisciplinary way, in order to discuss the sociocultural, economic and development aspects. of the quilombola community in question, without losing sight of what constitutes it, that is, the black traditions and the various forms of resistance preserved and/or (re)elaborated there. The analysis also problematizes the public notices and plans that were arranged through the Secretariat of Rural Development of Bahia, together with the state government, to give access to the communities that competed for the sustainable development project. In short, the work problematizes the performance of the Bahia Produtiva program in the Lagoinha community, as a public policy for rural development, in addition to subsidies listed for the development of technical assistance that includes identity aspects and participatory methodologies. As a product of this research, a Podcast program was produced, with the participation of quilombolas, ATER agents and other subjects who discuss public policies aimed at the territory, as well as participatory methodologies. The results of this research indicate a state discourse that, despite emerging in the face of public policies, such as Bahia Produtiva, still has little insertion in quilombola communities, as well as depending on a bureaucratic apparatus that is not always within reach of communities.
Keywords:
Quilombola Communities;Participatory Methodologies;Public policy;Technical Assistance and Rural Extension;Bahia Produtiva;Quilombola Community of Lagoinha/BA

GEIZA OLIVEIRA DE AFONSO - RESGATE, CONSERVAÇÃO E MULTIPLICAÇÃO DE SEMENTES CRIOULAS: EXPERIÊNCIA DO MPA - MOVIMENTO DE PEQUENOS AGRICULTORES, NO CENTRO NORTE DA BAHIA

Programa:
EXTENSÃO RURAL (25020013011P0)
Autor:
GEIZA OLIVEIRA DE AFONSO
Tipo de Trabalho de Conclusão:
MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Abreviatura:
AFONSO, G. O.
Data da Defesa:
10/03/2022
Resumo:
As sementes crioulas têm sido foco de atenção dos movimentos sociais, redes de comunidades, organizações não governamentais – ONG´s e instituições públicas envolvidas no trabalho com a agricultura familiar. Esse debate das sementes crioulas surgiu em virtude do grande impacto negativo causado pela difusão dos pacotes tecnológicos da “Revolução Verde”. No Centro Norte da Bahia, o MPA – Movimento dos Pequenos Agricultores - vem desenvolvendo várias ações com sementes crioulas que visam assegurar o resgate, manutenção e aumento da biodiversidade dos agroecossistemas, tais como: implantação de campos de multiplicação, identificação de agricultores guardiões, diagnósticos de variedades crioulas, realização de festivais e trabalhos de formação voltados para agricultores e técnicos. Neste sentindo, a pesquisa teve o objetivo de compreender como o MPA desenvolve essas ações de resgate, conservação de multiplicação das sementes crioulas no Centro Norte da Bahia, descrevendo-as e analisando a contribuição destas na formação e capacitação dos camponeses e técnicos de extensão rural, na temática das sementes crioulas, além de catalogar as principais variedades armazenadas pelas famílias camponesas. As técnicas utilizadas para delinear a pesquisa foram a pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. Observou-se que os camponeses possuem um grande acervo genético, composto por diversas variedades de milho, feijão-de-corda, feijão-do-ano, favas, andus, dentre outras. Estas sementes estão armazenadas sobretudo, em Bancos de Sementes Familiares. As ações alavancadas pelo MPA têm, de fato, contribuído para a manutenção das variedades crioulas existentes nas comunidades camponesas e consequente conquista da soberania genética, produtiva e alimentar. Percebeu-se que as atividades promovidas pelo MPA, a exemplo do festival de sementes crioulas, consistem em importantes instrumentos metodológicos/formativos na valorização e no resgate de sementes crioulas, tanto para os camponeses, quanto para os técnicos de ATER que atuam nas comunidades. Como produto final desta pesquisa foi elaborado um cataloga com as principais variedades de sementes crioulas identificadas nos Bacos de Sementes Familiares do Centro Norte da Bahia. Por fim, apesar da relevância dessas iniciativas do MPA, o estudo mostrou a necessidade de um trabalho mais eficaz e contínuo para resgate e manutenção da agrobiodiversidade nas comunidades camponesas do Centro Norte da Bahia. Assim, este trabalho precisa ocorrer de forma mais articulada com o Estado e outras instituições que levantam esse debate.
Palavras-chave:
Agrobiodiversidade;Agroecologia;Campesinato;Agricultura Familiar
Abstract:
Creole seeds have been the focus of attention of social movements, community networks, non-governmental organizations - NGOs and public institutions involved in working with family farming. This debate on Creole seeds arose due to the great negative impact caused by the diffusion of the technological packages of the “Green Revolution”. In the North Center of Bahia, the MPA - Movimento dos Pequenos Agricultores - has been developing several actions with creole seeds that aim to ensure the rescue, maintenance and increase of the biodiversity of agroecosystems, such as: implantation of multiplication fields, identification of guardian farmers, diagnostics of Creole varieties, holding festivals and training works aimed at farmers and technicians. In this sense, the research aimed to understand how the MPA develops these actions of rescue, conservation and multiplication of creole seeds in the North Center of Bahia, describing them and analyzing their contribution to the training and training of peasants and rural extension technicians, on the theme of native seeds, in addition to cataloging the main varieties stored by peasant families. The techniques used to design the research were documentary research and semistructured interviews. It was observed that peasants have a large genetic collection, consisting of several varieties of corn, cowpea, cowpea, broad beans, andus, among others. These seeds are mainly stored in Family Seed Banks. The actions leveraged by the MPA have, in fact, contributed to the maintenance of native varieties existing in peasant communities and the consequent achievement of genetic, productive and food sovereignty. It was noticed that the activities promoted by the MPA, such as the festival of creole seeds, consist of important methodological/training instruments in the valorization and rescue of creole seeds, both for peasants and for ATER technicians who work in the communities. As a final product of this research, a catalog was prepared with the main varieties of creole seeds identified in the Bacos de Sementes Familiares of the North Center of Bahia. Finally, despite the relevance of these MPA initiatives, the study showed the need for more effective and continuous work to rescue and maintain agrobiodiversity in peasant communities in the North Center of Bahia. Thus, this work needs to occur in a more articulated way with the State and other institutions that raise this debate.
Keywords:
Agrobiodiversity;Agroecology;Peasantry;Family Farming