Você está aqui: Página Inicial > SEAC-GR > Notícias-SEAC-GR > Reitor Pró Tempore da Univasf decide antecipar colação de grau de estudantes dos cursos de Medicina, como estratégia de enfrentamento ao COVID-19

publicado: 23/04/2020 20h16 última modificação: 23/04/2020 20h16

O Reitor Pró Tempore da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Prof. Dr. Paulo César Fagundes decide, com base na Medida Provisória nº 934/2020 do Governo Federal e Portaria MEC 383/2020 realizar amanhã (24), antecipação da colação de grau de 32 estudantes do curso de Medicina do campus Petrolina (PE), em solenidade transmitida por videoconferência, às 14h. A medida, como parte das estratégias da Gestão Pró Tempore no enfrentamento ao COVID-19, visa ampliar o número de profissionais de saúde nas unidades hospitalares da região, cuja capacidade da oferta de leitos e de recursos humanos tem sido fortemente impactada pela atual demanda no atendimento às vítimas da pandemia.

Conforme o Pró-Reitor de Ensino, Prof. Dr. Manoel Messias, além dos instrumentos legais que embasam a medida, foi determinante a postura acertada, responsável e coerente das coordenações de cursos de Medicina de Petrolina (PE) e Paulo Afonso (BA) diante da proposta, constante na Nota Pública nº 01/2020, da Gestão Pró Tempore e acrescentou que todas as medidas que forem sinalizadas e respaldadas pelas coordenações dos cursos da área de saúde, no que diz respeito às ações de enfrentamento à pandemia, ressalvadas as questões legais, serão defendidas pela Reitoria. “Estamos fazendo algo pioneiro na Univasf”, concluiu Manoel Messias.

Conforme a Portaria MEC 383/2020 publicada no Diário Oficial da União (DOU) no último dia 13, a antecipação da colação de grau de estudantes dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia requer o cumprimento de requisitos mínimos para outorga, entre os quais o cumprimento de 75% da carga horária programada para o período de internato - estágio obrigatório de dois anos para os estudantes de Medicina, e do estágio supervisionado, também obrigatório, para graduação de enfermeiros, farmacêuticos e fisioterapeutas, correspondente a 20% da carga horária total do curso.

Com a flexibilização das regras pelo Ministério da Educação (MEC), as universidades estão autorizadas a emitir os diplomas aos novos profissionais das áreas de saúde referenciadas na Portaria MEC 383/2020, os quais estarão habilitados a atuar em suas respectivas áreas e, neste momento, em especial no atendimento aos pacientes da Covid-19 .

“Teremos a nossa colação de grau antecipada e não foi fácil fazer essa escolha enquanto estudante, porém percebemos que era melhor que permanecermos como meros expectadores por tempo indeterminado, diante de toda essa situação. Não tenho dúvida nenhuma que estamos preparados e aptos para exercer um excelente trabalho como profissionais”, avalia Eveline Cerqueira Castro, graduanda de Medicina.

registrado em: ,