Você está aqui: Página Inicial > SEAC-GR > Notícias-SEAC-GR > Univasf recebe hoje (16), em solenidade com ministro da Educação, termo de doação do terreno para construção do campus de Salgueiro (PE)

Notícias

Univasf recebe hoje (16), em solenidade com ministro da Educação, termo de doação do terreno para construção do campus de Salgueiro (PE)

publicado: 16/02/2018 13h16 última modificação: 16/02/2018 13h39
Klene Aquino | Gabinete da Reitoria

O reitor Julianeli Tolentino de Lima está hoje em Salgueiro (PE) onde participa com o ministro da Educação, Mendonça Filho, da solenidade de doação de terreno do município visando à construção do sétimo campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A cerimônia será realizada às 15h, no espaço Casa do Sanfoneiro, no bairro Santo Antônio. O novo campus da Univasf será o terceiro da instituição no Sertão de Pernambuco, e o primeiro em município do Sertão Central do Estado, que ofertará, inicialmente, dois cursos presenciais de graduação: Ciência da Computação e Engenharia de Produção, aprovados pelo Conselho Universitário (Conuni) e já autorizados pelo Ministério da Educação (MEC).

A área cedida pela Prefeitura Municipal, da antiga Rede Ferroviária, tem quase 150 mil metros quadrados. A estimativa de prazo para edificação do campus é de dois anos com investimento de aproximadamente R$ 12 milhões, recursos que deverão ser repassados pelo MEC para construção de salas de aulas, laboratórios e demais equipamentos acadêmicos e de infraestrutura de apoio. Durante o período de execução da obra, os cursos irão funcionar em instalações provisórias, no prédio da Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (Fachusc). A previsão é que as primeiras turmas ingressem em 2019,  por meio  de seleção através do Enem/Sisu.  O quantitativo de vagas semestrais para os cursos do campus de Salgueiro também já está  definido, 40 em Engenharia de Produção e 40 em Ciência da Computação.

Para atender a nova demanda, a Univasf recebeu 20 vagas de docentes, pactuadas com o MEC. De acordo com o reitor Julianeli Tolentino, a Univasf lançará os editais de concurso público para o respectivo provimento ainda neste semestre. A liberação das vagas para composição do quadro de técnicos-administrativos para esta expansão também deverá ocorrer este ano.

Sobre a expansão para Salgueiro, Julianeli destaca os avanços da Univasf nos últimos anos e a importância das parcerias estabelecidas para a execução de “um projeto não apenas de construção de mais um campus, mas de desenvolvimento para uma região”, disse.  E afirmou: “Universidade pública não é despesa, é investimento. Recursos investidos na sociedade e que retornam para o País, a partir de uma formação superior de qualidade, com profissionais capacitados, com a pesquisa científica e o alcance da extensão universitária e do ensino com inclusão social. Sem dúvida, são estes os instrumentos efetivos de desenvolvimento de um País”.

Recentemente, Julianeli esteve em Salgueiro, acompanhado pela equipe da Prefeitura Universitária e de assessorias técnicas, para reunião com o prefeito do município, Clebel Cordeiro e representantes da Fachusc, onde  funcionará  o campus provisório da Univasf até que o definitivo seja concluído. Na ocasião foram discutidos os possíveis ajustes para adequação dos ambientes que serão disponibilizados à Univasf e, conforme ressaltou Julianeli, “embora seja em caráter temporário, o campus provisório já deverá oferecer infraestrutura adequada ao funcionamento dos cursos”.

registrado em: ,