Você está aqui: Página Inicial > Notícias > “Círculo de Cultura: Maternagem” acontecerá amanhã (27) no Campus Paulo Afonso

“Círculo de Cultura: Maternagem” acontecerá amanhã (27) no Campus Paulo Afonso

publicado: 26/04/2017 15h07 última modificação: 26/04/2017 15h07
Lucas Sobreira

Com o objetivo de discutir a maternagem à luz dos cuidados e da sensibilidade, será realizado amanhã (27), das 8h às 12h, o Círculo de Cultura: Maternagem, no auditório I do Campus Paulo Afonso (BA) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O evento terá a exibição do documentário francês “Olmo e a Gaivota” e será mediado pela professora do Instituto Federal da Bahia (IFBA) Liz Maria Teles de Sá. A entrada é gratuita e não será necessária a realização de inscrição. Podem participar estudantes da Univasf e do IFBA e a comunidade em geral.

O filme de 2014 acompanha uma atriz que ensaia uma peça quando descobre que está grávida. Mas um problema faz com que se afaste da montagem. De repouso em casa, ela tem que lidar com as mudanças em sua rotina e em seu corpo. Liz de Sá ira utilizar esse documentário como ponto de partida para a discussão sobre maternagem, que são os cuidados próprios das mães em relação aos seus bebês. Liz faz parte do coletivo feminista do IFBA e no momento está gravida.

O professor do Colegiado de Medicina e um dos organizadores do evento, Marlon Vinicius Gomes, reflete sobre a importância de se discutir a maternagem através do documentário e da palestra. “É importante para sensibilizar a comunidade a conhecer a perspectiva da maternagem no ser mãe e da construção do ser mãe na nossa sociedade”, observa.

O Círculo de Cultura: Maternagem faz parte das ações extensionistas da Liga Acadêmica de Produção de Cuidados e Sensibilidades (Lapacs) do Colegiado de Medicina, do Campus Paulo Afonso (BA).