Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Dados Abertos

Dados Abertos

publicado 11/08/2017 10h09, última modificação 27/02/2020 09h50

logo-dados-abertosDados abertos são dados acessíveis ao público, representados em meio digital, estruturados em formato aberto, processáveis por máquina, referenciados na rede mundial de computadores e disponibilizados sob licença aberta que permita sua livre utilização, consumo ou cruzamento, limitando-se a creditar a autoria ou a fonte.

 Cabe ressaltar que a abertura de dados promove transparência e, ao mesmo tempo, estimula o engajamento popular, ao aumentar a disponibilidade de informações atualizadas e de qualidade. Por esse motivo, a ação de abertura de dados possui impacto direto na melhoria da gestão pública e estímulo ao controle social.

 O PDA atende as exigências estabelecidas no Decreto Nº 8.777 de 2016 e suas ações estão em consonância com o disposto na Lei de Acesso à Informação – LAI; no art. 48 da Lei Complementar Nº 101, de 4 de maio de 2000; na Instrução Normativa SLTI Nº 4, de 13 de abril de 2012 (que institui a Infraestrutura Nacional de Dados Abertos); no Decreto Presidencial Nº 6.666, de 27 de novembro de 2008 (que institui a Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais); assim como os compromissos assumidos pelo Governo no âmbito da Parceria para Governo Aberto (Open Government Partnership – OGP).

O Plano de Dados Abertos da UNIVASF busca:

  • Identificar prioridades e disponibilizar dados em formatos abertos, e, sempre que possível georreferenciados;
  • Melhorar a qualidade dos dados disponibilizados;
  • Estimular a interoperabilidade de dados e sistemas governamentais pela publicação de dados em formato processável por máquina conforme padrões estabelecidos;
  • Melhorar a gestão da informação e de dados;
  • Fomentar a governança de dados e práticas de gestão da informação estratégica como uma importante atividade organizacional;
  • Incentivar os processos de transparência e de acesso a informações públicas;
  • Estimular a visualização da informação das ações da UNIVASF.

 
Link para o portal de dados abertos da Univasf:

Dados abertos da Univasf


Toda a estratégia de abertura de dados da UNIVASF podem ser consultadas nos Planos de Dados Abertos: 

PDA-2017-2019 (PDF)

PDA-2017-2019 (DOC)

PDA-2020-2022 (PDF)

PDA-2020-2022 (DOC)