Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Colegiado de Antropologia da Univasf lança revista científica Mimeo

Colegiado de Antropologia da Univasf lança revista científica Mimeo

publicado: 05/08/2019 17h22 última modificação: 05/08/2019 17h22
Renata Freitas

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) conta a partir de agora com uma nova revista científica, intitulada Mimeo – Boletim de Traduções e Documentos de Antropologia e Áreas Afins. Criada por iniciativa do corpo docente do Colegiado de Antropologia, do Campus Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (PI), a publicação será lançada oficialmente hoje (5), durante a abertura do 3º Canteiro de Antropologia – Jornadas da Caatinga, a partir das 19h, no auditório do campus.

A Mimeo foi concebida com o propósito de proporcionar a estudantes e profissionais de Antropologia e Ciências Sociais o acesso a textos clássicos traduzidos para o português. Além das traduções de textos relevantes destas duas áreas e inéditos em língua portuguesa ou que estejam há muito tempo fora de circulação, serão publicadas críticas de textos clássicos das Ciências Sociais que não possuem ampla circulação, documentos de pesquisas de acervos diversos e sobre o semiárido brasileiro e resenhas de obras com mais de 20 anos da publicação original.

Esta primeira edição contém quatro textos, dos quais três traduções e uma resenha de  livro, e começa com uma entrevista realizada com Gilbert Simondon, em agosto de 1968. “Entrevista sobre a Mecanologia” foi traduzida a partir da transcrição da entrevista originalmente publicada no periódico Revue de Synthèse. Uma resenha sobre o livro Life and a Half, do dramaturgo, romancista, poeta, diretor de teatro, ator e professor de inglês africano  Sony Labou Tansi, encerra este número.

O editor chefe da Mimeo, professor Rainer Miranda Brito, diz que a publicação visa democratizar o acesso ao conhecimento que fundamenta especialmente a área de Antropologia ao publicar textos traduzidos, tendo em vista que as obras clássicas desta área estão disponíveis principalmente em línguas estrangeiras. Segundo ele, este aspecto dificulta o acesso a obras relevantes para a formação dos estudantes. A publicação também tem o intuito de provocar uma reflexão entre os pesquisadores sobre a mentalidade produtivista e voltada exclusivamente ao ineditismo, que ainda predomina entre as publicações científicas da área.

Primeira publicação do Campus Serra da Capivara, a Mimeo também visa contribuir para a consolidação das atividades do Colegiado de Antropologia, um curso de graduação jovem, que irá formar sua primeira turma em 2020. O professor Brito ressalta que a revista terá grande relevância para a formação dos estudantes de Antropologia da Univasf e de todo o país, devido à sua proposta de resgate de obras clássicas.

A concepção do projeto da Mimeo, cujo nome foi inspirado nos antigos mimeógrafos, instrumentos que possibilitavam várias cópias de um mesmo documento,  levou um ano e meio e seu comitê editorial tem a participação de cinco docentes do curso. A revista trabalhará com submissão de textos em fluxo contínuo, mas a princípio publicará uma edição por ano.

3º Canteiro de Antropologia – Jornadas da Caatinga – Promovida pelo Laboratório de Metodologia, Pesquisa e Documentação em Antropologia (LaMPDA), esta edição do Jornadas da Caatinga tem como temática central “Ciência, Memória e Política nos Domínios da Antropologia”. O evento acontecerá de hoje até sexta-feira (9), com uma extensa programação, composta por conferências, grupos de trabalho, mesas redondas, debates e oficinas. A programação completa está disponível no site.