Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Concretize Jr. da Univasf promove hoje (18) cerimônia em comemoração aos cinco anos de fundação

publicado: 18/07/2017 11h00 última modificação: 18/07/2017 14h23
João Pedro Ramalho
Concretize Jr. celebra seus cinco anos de fundação

A Concretize Jr., Empresa Júnior (EJ) do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), completa, no próximo domingo (23), cinco anos de fundação. Por isso, a empresa irá realizar hoje (18) uma cerimônia e coquetel em comemoração ao seu aniversário. O evento é destinado aos membros da Concretize Jr. e demais estudantes do curso, bem como a familiares, professores, clientes e outras pessoas interessadas. A cerimônia terá início às 19h10, no Complexo Multieventos, localizado no Campus Juazeiro (BA) da Univasf.

A festa tem como tema a Cerimônia de Premiação do Oscar e os organizadores recomendam o uso de traje social completo durante a solenidade. A escolha do tema, porém, vai além de motivos estéticos. “A gente pensou em contar a história, como se fosse um filme. Os membros, as pessoas que passaram, todos são protagonistas desse filme e serão premiados”, afirma Giulia Soares, diretora de Marketing da Concretize Jr. e estudante do 3º período de Engenharia Civil.

A EJ de Engenharia Civil foi fundada por cinco estudantes, motivados pelo desejo de empreender e de aproximar os discentes de sua futura atuação profissional. José Carlos Soares, aluno do décimo período do curso, é o único dos fundadores que ainda integra o grupo. “A ideia de fundar uma Empresa Júnior inicialmente partiu de uma necessidade que os alunos de Engenharia Civil tinham na época, que era a falta de contato com o mercado de trabalho e de projetos de extensão voltados ao curso”, conta.

A Concretize Jr., que atualmente tem como orientador o professor do Colegiado de Engenharia, Civil Paulo César Rodrigues de Lima Júnior,  é uma empresa sem fins lucrativos, que reverte seu faturamento para o investimento nos âmbitos educacional, tecnológico, científico e social. Os serviços ofertados são projetos de edificações, de instalações elétricas, de reforma, de instalações hidrossanitárias, bem como levantamento cadastral, projetos estruturais e modelagem em 3D. Os processos seletivos para novos integrantes ocorrem regularmente no segundo semestre letivo do ano, quando as novas turmas de Engenharia Civil ingressam na Univasf.

Segundo José Carlos, desde 2012 a EJ vem alcançando passos importantes. “A fundação foi a primeira conquista. A saída da zona de conforto para encarar algo totalmente novo e desconhecido para nós foi uma experiência engrandecedora”, afirma o estudante. A entrada de novos membros, o conhecimento por parte da comunidade sobre o que é uma EJ e o aumento no número de projetos e serviços ofertados também foram destacados por José Carlos.

Já Giulia Soares ressalta que a produtividade tem aumentado. “Somente nos seis primeiros meses de 2017, a empresa bateu sua meta de crescimento, que corresponde a 14 projetos realizados e a um faturamento de aproximadamente 14 mil reais”, conta a diretora de Marketing da Concretize Jr..

Outros momentos foram particularmente importantes para a EJ. O primeiro foi sua integração à Federação de Empresas Juniores do Estado da Bahia (UNIJr-BA), em 2013. Já esse ano, de acordo com José Carlos, a equipe ganhou o título de Empresa Júnior de alto crescimento pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Jr) e foi aprovada como projeto de extensão na Univasf.

Para José Carlos, a experiência com a EJ proporciona o crescimento pessoal e profissional dos alunos. “Eu vejo a Empresa Júnior como um ambiente onde experiências técnicas são compartilhadas entre os integrantes e onde há um suporte mútuo entre eles. Os desafios que a EJ traz são diversos e isso faz com que o Empresário Junior desenvolva uma maturidade profissional e seu espírito empreendedor”, declara o fundador.