Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Em alusão ao Outubro Rosa, Univasf promove exposição de fotos de servidoras com mitos e verdades sobre câncer de mama

publicado: 17/10/2017 14h22 última modificação: 18/10/2017 17h17
Mônica Santos
A ideia da exposição surgiu para chamar a atenção, derrubar mitos e esclarecer verdades sobre a doença.

Quais os mitos e verdades que envolvem a prevenção e o tratamento do câncer de mama? Muitas questões podem confundir e dificultar o entendimento das pessoas sobre o assunto. Diante disto e em alusão à campanha do Outubro Rosa, mês dedicado ao combate e prevenção do câncer de mama, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realiza uma exposição com 37 fotografias de servidoras com mitos e verdades sobre a doença. A mostra ficará no Hall da Reitoria da Univasf, no campus Sede, em Petrolina (PE), até a primeira semana de novembro.

A abertura da exposição será realizada hoje (17), às 17 horas, com um evento aberto para toda a comunidade acadêmica. A ideia surgiu para chamar a atenção, derrubar mitos e esclarecer verdades sobre a doença. Para desconstruir os mitos, está sendo usada nas fotografias a #derrubemitos e, para esclarecer as verdades em torno desse tipo de câncer, a #divulgueverdades.

As questões apresentadas são as mais diversas, como o uso de anticoncepcionais na prevenção do câncer, a prática de atividade física, se amamentar protege a mama do câncer, se mesmo depois de curado o câncer pode retornar, se a doença é hereditária, se o tratamento com quimioterapia é inevitável e se existem diversos tipos de câncer de mama. Estas e outras dúvidas foram elaboradas pelas próprias servidoras e são respondidas pelo médico mastologista do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) Raimundo da Silva.

A ação é promovida pelo Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass), em parceria com a Diretoria de Arte, Cultura e Ações Comunitárias (DACC), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão (Proex). A exposição apresenta fotos feitas pela equipe da DACC com as servidoras da Univasf lotadas nos campi Sede, Ciências Agrárias, Juazeiro, Serra da Capivara e Senhor do Bonfim. A mostra será itinerante e percorrerá os outros campi em datas a serem divulgadas posteriormente.

De acordo com a fonoaudióloga do Siass Ana Isabel Andrade, a exposição é relevante para desconstruir preconceitos e estereótipos, chamando atenção para a importância do autoexame, da mamografia e da prevenção da doença. “Todos os anos promovemos ações diferentes e este ano resolvemos homenagear nossas servidoras e esclarecer dúvidas com as atualizações e pesquisas que estão sendo realizadas sobre o tratamento”, destaca Ana Isabel.

registrado em: , ,