Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estão abertas as inscrições para a seleção de estudantes para o projeto de extensão da Univasf Descobrindo Talentos em Matemática

publicado: 14/02/2019 15h49 última modificação: 14/02/2019 15h49
Jaislane Ribeiro

Com o objetivo de preparar estudantes da rede pública de ensino para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) e outras competições, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está selecionando alunos para aulas gratuitas de Matemática. A iniciativa faz parte do projeto de extensão Descobrindo Talentos em Matemática, ofertado pelo Núcleo de Pesquisa e Ensino em Matemática (Nupemat). As inscrições podem ser feitas até o dia 1º de março. Serão disponibilizadas 200 vagas.

Podem se inscrever no projeto de extensão alunos de escolas públicas matriculados entre o 6° e 9° ano do ensino fundamental. Os interessados devem efetuar a inscrição pelo formulário online. As provas para a seleção dos estudantes vão acontecer no dia 9 de março. Os candidatos irão escolher o local do teste no momento da inscrição. As 200 vagas ofertadas pela Univasf serão divididas em quatro turmas e em dois níveis. O primeiro nível é destinado aos estudantes do 6° e 7° ano. Já o segundo é voltado aos alunos matriculados no 8° e 9° ano.

As aulas do projeto serão ministradas por voluntários, graduandos da Univasf, professores das redes públicas dos estados da Bahia e de Pernambuco e egressos do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), sob a orientação do coordenador do projeto e docente do Colegiado de Engenharia Mecânica, Alexandre Ramalho. As aulas irão acontecer aos sábados das 8h30 às 11h30, no bloco de salas de aula, no Campus Sede da Univasf, em Petrolina (PE).

Criado em 2012, o projeto já beneficiou cerca de 1.800 estudantes da região. Muitos dos participantes conseguiram resultados satisfatórios em competições de Matemática e no ingresso em instituições de ensino superior. Segundo Ramalho, o Descobrindo Talentos em Matemática utiliza metodologias variadas. “Dividimos o projeto em duas fases. Na primeira fase, os alunos são preparados para a Obmep. O nosso foco é a resolução de problemas. Já na segunda fase, os estudantes passam por um minicurso de assuntos relacionados à matemática, geralmente são temas e assuntos não vivenciados em sala de aula”, explica.

Ainda de acordo com Ramalho, a metodologia de resolução de questões de matemática e o minicurso são alternativas que podem melhorar o desempenho dos estudantes. “O tipo de conteúdo que utilizamos desperta o interesse dos alunos, motivando-os a estudar e fixar conteúdos básicos de matemática, esse tipo de trabalho também possibilita que talentos sejam revelados. Já houve vários alunos que se destacaram no projeto Novos Talentos graças a essa prática”, pontua.

Descobrindo Talentos em Matemática é um projeto de extensão ofertado pelo Nupemat e conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex). Mais informações sobre as atividades do projeto estão disponíveis no site do Nupemat.