Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Licenciatura em Química é novo curso ofertado pela Univasf em 2017

Notícias

Licenciatura em Química é novo curso ofertado pela Univasf em 2017

publicado: 25/01/2017 16h29 última modificação: 26/01/2017 15h48
Brena Souza

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) terá no segundo semestre de 2017 a primeira turma do curso de Licenciatura em Química, que será ofertado no Campus Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (PI). No total, 40 alunos integrarão o curso. A seleção dos discentes será realizada por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2017, que está com inscrições abertas até sexta-feira (27). 

Com o novo curso, o campus completa quatro graduações, junto com Arqueologia e Preservação Patrimonial, Ciências da Natureza e Antropologia, cuja aula inaugural aconteceu em setembro do ano passado. Os primeiros estudantes do curso de Química iniciarão as atividades acadêmicas no segundo semestre letivo deste ano. 

O curso, que é a vigésima oitava graduação presencial da Univasf, terá duração de quatro anos e funcionará no período noturno. O corpo docente será composto por nove professores, além da contribuição de docentes do Colegiado Acadêmico de Ciências da Natureza (CCINAT) do Campus Serra da Capivara. Inicialmente, os estudantes terão à disposição duas salas de aula, um laboratório de Química, um de Física e um de Biologia para atender as demandas do curso durante os dois primeiros anos, com a perspectiva da construção de mais laboratórios para áreas específicas. 

A criação do curso é resultado de uma pesquisa de opinião sobre as áreas de formação profissional mais necessárias para a região. O estudo foi realizado em 2014, por meio dos colegiados do Campus Serra da Capivara e executada pelo Comitê de Controle Social e Políticas Públicas do Território Serra da Capivara, por meio de consulta pública e aplicação de questionário. Licenciatura em Química ficou entre os três mais votados pela população. 

“A implantação do curso de Licenciatura em Química no município de São Raimundo Nonato está diretamente ligada à necessidade de atender a uma área de conhecimento, cuja atuação docente ainda é precária em todo o país”, diz a integrante da comissão de implantação do novo curso Yariadner Costa Brito.