Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Policlínica da Univasf será inaugurada amanhã (17)

Policlínica da Univasf será inaugurada amanhã (17)

publicado: 16/03/2017 17h47 última modificação: 17/03/2017 15h29
Renata Freitas

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) irá inaugurar nesta sexta-feira a Policlínica, uma nova unidade de saúde, localizada no Campus Sede, em Petrolina (PE). A cerimônia terá a presença do ministro da Educação, Mendonça Filho; do reitor da Univasf, Julianeli Tolentino de Lima; do presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Kleber de Melo Morais; e do superintendente do Hospital Universitário (HU-Univasf), Ronald Mendes. A solenidade de inauguração será realizada amanhã (17), a partir das 10h.

A Policlínica é uma unidade anexa ao HU-Univasf, onde serão realizadas atividades de ensino e pesquisa dos diversos cursos da área de saúde da Universidade e que também ofertará atendimento ambulatorial à população. A unidade funcionará como um hospital-dia, com a realização de consultas, exames de diagnóstico por imagem e pequenas cirurgias. Os atendimentos serão regulados por meio de encaminhamentos do HU-Univasf e das secretarias de saúde dos municípios que compõem a Rede Pernambuco-Bahia (PEBA).

“O novo equipamento é dos mais importantes para a formação dos nossos estudantes, especialmente dos profissionais da área de saúde. E além das ações de ensino e pesquisa, que serão desenvolvidas na Policlínica, a unidade contribuirá para a melhor qualidade do serviço de saúde prestado à população, com a oferta de novas especialidades médicas, ainda não oferecidas no HU”, ressalta o reitor Julianeli Tolentino.

A Policlínica da Univasf começou a ser construída em abril de 2009 e recebeu cerca de R$ 8,4 milhões em investimentos. Nesta última etapa, foram investidos aproximadamente R$ 5 milhões. O projeto da unidade de saúde contou com apoio do MEC, por meio da Ebserh, que fará a gestão do novo equipamento por meio do HU-Univasf.

Estrutura da Policlínica:

22 consultórios/12 horas por dia - até 4,3 mil atendimentos mensais

3 salas de cirurgias - até 150 procedimentos cirúrgicos de pequena complexidade

300 exames de diagnóstico por imagem (ecocardiografia, ultrassonografia, eletrocardiograma, eletroencefalograma, mapa, holter, endoscopias)

Ambulatório de curativos, posto de coleta de sangue, salas de aula e farmácia universitária.