Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programa de Bolsa Permanência do MEC está com inscrições abertas para estudantes indígenas e quilombolas

publicado: 16/03/2017 15h54 última modificação: 16/03/2017 15h56
João Pedro Ramalho

Os estudantes indígenas e quilombolas da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) já podem concorrer à participação no Programa de Bolsa Permanência (PBP), criado pelo Ministério da Educação (MEC). Estão aptos a participar estudantes matriculados em qualquer curso de graduação, desde que não faltem dois semestres para sua conclusão, e cuja renda familiar per capita seja inferior a um 1,5 salário mínimo. As inscrições estarão abertas até o dia 28 de abril.

O valor da bolsa destinado aos estudantes é de R$ 900,00. Para se inscrever, é preciso realizar um cadastro no sistema do PBP do MEC, e no sistema do Programa de Assistência Estudantil (PAE) da Univasf. No momento da inscrição, devem ser enviados os documentos exigidos de acordo com os Anexos I, II e III disponíveis no site do PAE. Os candidatos inscritos serão submetidos a uma avaliação socioeconômica, realizada pela Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PROAE) da Univasf.

A Bolsa Permanência é uma iniciativa do MEC que pretende auxiliar estudantes em condições de vulnerabilidade socioeconômica a continuar os estudos e concluir os cursos de graduação, diminuindo as desigualdades sociais. Os indígenas e quilombolas pertencem a um grupo de atenção especial, devido às diferentes realidades de organização de suas comunidades, localização geográfica, tradições e costumes.