Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto de extensão da Univasf oferece aulas gratuitas de hidroginástica

Projeto de extensão da Univasf oferece aulas gratuitas de hidroginástica

publicado: 29/08/2017 12h24 última modificação: 29/08/2017 12h24
Mônica Santos
Atividades do projeto serão realizadas na piscina do Colegiado de Educação Física, no Campus Sede, em Petrolina.

O projeto de extensão Hidroginástica para Saúde, do Colegiado de Educação Física (Cefis) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), abre inscrições para aulas gratuitas, que acontecerão na piscina do Cefis, no Campus Sede, em Petrolina (PE). O curso é destinado aos servidores e funcionários terceirizados da Univasf e à comunidade externa. As atividades começam dia 12 de setembro e têm duração de aproximadamente três meses.

Os membros da comunidade externa devem se inscrever presencialmente na secretaria do Cefis, localizada no Campus Sede. Já os membros da comunidade interna devem se inscrever através do formulário online. As aulas são destinadas a pessoas maiores de 18 anos, que serão chamadas conforme a disponibilidade de vagas. Há no total, 50 vagas, que serão divididas em duas turmas, com aulas às terças e quintas-feiras. A primeira turma terá aula das 16h às 17h; e a segunda, das 17h às 18h. As aulas serão ministradas pelos alunos do curso de Educação Física.

O projeto Hidroginástica para Saúde existe desde 2011 e recentemente passou a ser coordenado pelo professor Rodrigo Carvalho. Ele tem como objetivo avaliar o efeito das aulas de hidroginástica em aspectos como formação muscular, condicionamento aeróbico, pressão arterial, percentual de gordura, circunferências corporais, equilíbrio. Além disso, visa à promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida do público envolvido e enriquece a formação acadêmica dos estudantes da Univasf, contemplando os pilares de ensino, pesquisa e extensão.

Segundo Carvalho, o projeto pretende trazer benefícios para os estudantes, que ministrarão as aulas, e para os participantes da hidroginástica. “É sabido que a hidroginástica melhora tanto questões físicas quanto emocionais e cognitivas. Também pretendemos dar aos monitores a oportunidade de ensinar atividades aquáticas, para que eles saibam como funciona um estágio de ensino”, afirma o professor.