Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São Raimundo Nonato viveu dias de arte, cultura e troca de saberes na XIII Mostra de Extensão da Univasf

publicado: 18/12/2018 17h29 última modificação: 18/12/2018 18h18
Renata Freitas
Exibir carrossel de imagens Juciane Aleixo A abertura da Mostra contou com uma tertúlia que discutiu o tema "Extensão Universitária e Democracia”.

A extensão universitária se espalhou pela cidade de São Raimundo Nonato (PI), durante a XIII Mostra de Extensão da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), realizada de 7 a 9 de dezembro. A cidade viveu três dias de intensa programação com a realização de oficinas, apresentação de trabalhos, uma tertúlia, e arte, muita arte e cultura. O evento reuniu cerca de 400 pessoas, entre estudantes e servidores de todos os campi da Univasf e a comunidade de São Raimundo Nonato.

Durante o evento, realizado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), ao longo de todo o sábado (8), 100 trabalhos foram apresentados na modalidade oral. Os três melhores trabalhos foram premiados com troféus. O trabalho “Papo de Calçada”, feito pela estudante Valéria de Souza Araújo, do curso de Ciências Biológicas, conquistou a 1ª colocação na mostra. Em 2º, ficou o estudante de Zootecnia Daniel Judson da Silva Alves, com o trabalho “Capacitação de pequenos produtores rurais com implantação de novas tecnologias na produção de leite”. E foi classificado em 3º lugar o trabalho “Promoção de prevenção do infarto agudo do miocárdio (iam) em pacientes do sertão do São Francisco”, feito pelo estudante Leonardo Fernandes e Santana, do curso de Medicina, do Campus Sede.

“Todos os estudantes apresentaram seus trabalhos na modalidade oral para dois docentes avaliadores, que ao final das sessões fizeram um resumo ampliado das avaliações. Este sistema permitiu que a premiação dos melhores trabalhos fosse realizada ainda durante a Mostra”, contou o diretor de Extensão da Proex, Nilton de Almeida. A premiação dos melhores trabalhos aconteceu durante a Feira de Arte, Cultura e Ações Comunitárias (FACA), no sábado (8) à noite.

A FACA, que também aconteceu na noite da sexta-feira (7), foi um dos pontos altos da Mostra de Extensão. Realizada na Praça do Abrigo, no Centro da cidade, a feira contou com apresentações musicais, de dança e estandes com artesanato e comidas típicas. Esta foi a segunda vez que o Campus Serra da Capivara sediou a Mostra de Extensão, que este ano teve como tema central “Extensão Universitária e Democracia”.

A temática foi discutida na tertúlia, que abriu a programação oficial do evento no auditório do campus e teve como debatedores a pró-reitora de Extensão, Lucia Marisy; a coordenadora do Núcleo de Extensão da Univasf na cidade, Maria de Fátima Barbosa; o representante da comunidade Calango do Quilombo Lagoas, Cláudio Teófilo; a representante da Associação dos Produtores e Produtoras Agroecológicos do Semiárido Piauiense (APASPI) e estudante de Ciências da Natureza, Maria de Fátima Sousa; e o representante da Pastoral da Juventude Regional Nordeste-4 no Piauí e estudante de Antropologia, Edmar dos Santos Mota. O debate, realizado na noite de sexta-feira (7), contou com a mediação do diretor de Extensão, Nilton de Almeida.

Na avaliação de Almeida, esta edição da mostra foi inovadora por reunir uma diversidade de ações de extensão, com a oferta de oficinas para a comunidade, a promoção de diferentes expressões artísticas e culturais, que ocorreram em praças da cidade, a incorporação de projetos de extensão realizados no Campus Serra da Capivara e a participação da população e dos artistas locais, além da apresentação dos trabalhos de extensão. “A experiência com as mostras anteriores, a articulação com os conselhos de desenvolvimento territorial e a parceria com artesãos e prefeitura contribuíram para que o evento atingisse um nível de maturidade que permitiu as inovações deste ano”, comentou.