Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Solucione Jr elabora projeto de Trailer Pet Shop para egressas do curso de Veterinária da Univasf

publicado: 12/02/2020 14h03 última modificação: 12/02/2020 14h03
Gersica Brito

Egressas do curso de Medicina Veterinária idealizaram o trailer e a Solucione Jr construiu o projeto.

Uma oportunidade de empreendimento, uma ideia desafiadora e a realização de um sonho. Estes foram os elementos dados à Empresa Júnior Solucione Jr, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), para a elaboração de um dos seus projetos mais desafiadores, o trailer pet shop. Duas egressas do curso de Medicina Veterinária da Univasf foram as responsáveis pela ideia do trailer e a Solucione Jr pela elaboração do projeto. Esse foi o primeiro trailer projetado pela Empresa Júnior e também o primeiro pet shop neste formato, em Petrolina (PE).

A ideia do pet móvel surgiu diante da necessidade de ter um negócio próprio. A médica veterinária Glenna Lima já havia se encantado por um modelo de negócio parecido no Recife (PE) e, com o desejo de realizar algo diferente do que já existia em Petrolina, se uniu a Vitória Coelho para a concretização da ideia. As veterinárias não queriam comprar um carro e modificá-lo, então, pensaram na Solucione Jr.

O gerente do projeto, o estudante de Engenharia Mecânica da Univasf Gabriel Torres, conta que o trailer foi baseado nas necessidades das clientes e nos objetivos do empreendimento. O projeto levou quatro meses para ser elaborado, com início em dezembro de 2018 e fim em março de 2019. Após esse período, o trailer passou para a fase de execução, que não é uma responsabilidade da Empresa Jr, e em outubro de 2019 foi inaugurado.

Por ser o primeiro projeto de trailer solicitado para a Solucione, os desafios não foram poucos. A ideia foi inovadora e por isso a ausência de parâmetros foi uma questão importante, pois muitos aspectos precisaram ser desenvolvidos do “zero”. Porém, Torres destaca que a cultura de estudo, apoio dos professores especializados em Engenharia Mecânica e a prática de colaboração entre empresas juniores de todo o país, foi o diferencial para realizar o projeto de forma satisfatória. “Tínhamos que diminuir ao máximo as chances de erro para que o projeto não necessitasse de modificações após a construção, tornando-o mais caro, mas contornamos isso utilizando simulações computacionais em softwares de modelagem”, afirma Torres.

Outro membro responsável pelo projeto, Pedro Criado, que também é estudante de Engenharia Mecânica, conta que ver o trailer construído lhe trouxe a sensação de contribuir com o sonho das pessoas e com o desenvolvimento do Vale do São Francisco. “Dentre os projetos que eu participei esse foi o mais desafiador pelo seu grau de complexidade”, ressalta Criado.

Após a fase desafiadora da construção do trailer, as responsáveis pelo empreendimento se dizem realizadas. “A expectativa era que desse certo. Não tenho palavras pra explicar o quanto é gratificante. Foi um conjunto de desafios para confeccionar o trailer. Tudo foi muito desafiador, principalmente a questão do empreender logo após o fim da graduação”, destaca Vitória.

O pet móvel, que se chama Rio Pet Shop, trabalha com banho, tosa e vitrine de venda de artigos para pequenos animais. Além disso, nos atendimentos nas cidades do interior da região, realizam pequenas consultas e vacinas. O trailer circula em alguns lugares fixos, como condomínios residenciais, entre eles Portal das Águas e Sol Nascente, e na Orla de Petrolina, além da cidade de Lagoa Grande (PE).