Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Transporte público para Campus Ciências Agrárias foi tema de reunião do reitor da Univasf com o prefeito de Petrolina

publicado: 23/01/2018 09h51 última modificação: 23/01/2018 15h50
Renata Freitas

A situação do transporte público para o Campus Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) foi tema de uma reunião do reitor Julianeli Tolentino de Lima com o prefeito de Petrolina (PE), Miguel Coelho, realizada na manhã de ontem (22), na Prefeitura Municipal. Os esforços da Univasf para a manutenção do Serviço de Transporte Estudantil Intercampi, criado em 2014 para suprir a falta de linhas de ônibus para aquela região da cidade, o que persiste até hoje, bem como o aumento da demanda e o alto custo de manutenção do serviço foram apresentados pelo reitor. O intuito é obter o apoio do governo municipal para melhorar o transporte público urbano naquela área.

Também participaram da reunião o pró-reitor de Assistência Estudantil, Clébio Pereira Ferreira, e o diretor de Restaurantes, Bolsas e Auxílios da Univasf, Marcelo Mousinho. Ferreira entregou ao prefeito um Ofício que solicita a criação de uma rota de ônibus que possa atender as necessidades de locomoção não só dos estudantes, mas de toda a população para o CCA e região circunvizinha. No documento, também há uma estimativa do crescimento do número de estudantes do CCA nos próximos anos.

O reitor Julianeli Tolentino informou que, se não houver a implantação de linhas de ônibus urbanos para o CCA, não será possível ampliar a oferta de cursos e a abertura de novas vagas para este campus da Univasf. “O serviço de transporte que disponibilizamos com muito esforço para levar nossos estudantes às atividades no CCA está no limite. Se não houver a criação de uma linha urbana que possa fazer o transporte da população, que estimamos em cerca de 1,5 mil pessoas circulando diariamente naquela área, não poderemos pensar em aumentar a oferta de cursos”, afirmou. O prefeito Miguel Coelho disse que irá discutir a questão do transporte urbano para o CCA com a Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA).

Regularização Fundiária – Durante a reunião, também foi debatida uma parceria entre a Univasf e a Prefeitura de Petrolina para o programa de regularização fundiária do município, que deverá contar com a participação de servidores e estudantes da Universidade. Os detalhes ainda serão discutidos e um convênio será celebrado para formalizar a parceria.