Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf e Grupo Neoenergia estabelecem parceria para desenvolver ações de eficiência energética

publicado: 20/09/2017 17h49 última modificação: 20/09/2017 17h49
Renata Freitas
Juciane Aleixo Quiosque no Campus Sede: ponto de recarga de baterias de celular e notebook

Quiosque no Campus Sede: ponto de recarga de baterias de celular e notebook

Uma parceria entre a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e o Grupo Neoenergia, por meio das concessionárias Celpe e Coelba, irá possibilitar a diminuição do consumo de energia elétrica nas instalações dos campi Sede, em Petrolina (PE), e Juazeiro (BA) e do Hospital Universitário (HU-Univasf). A formalização da parceria ocorrerá neste sábado (23), com a solenidade de assinatura do Termo de Convênio do Projeto Cooperado de Eficientização nas Instalações da Univasf. O evento será realizado no auditório da biblioteca do Campus Sede, a partir das 9h.

O projeto prevê mudanças no sistema de iluminação da instituição, com a troca de lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de LED tubulares e de bulbo, e a implantação de um sistema de geração de energia fotovoltaica. A iniciativa possibilitará à Univasf uma economia de 430 MWh/ano, energia suficiente para abastecer 300 residências. Coordenada na Univasf pela Assessoria de Projetos Institucionais (API), a iniciativa também conta com a atuação de docentes e estudantes dos cursos de Engenharia Elétrica e de Engenharia Agrícola e Ambiental e da equipe do Departamento de Manutenção (Deman) da Prefeitura Universitária (PU).

Nos dois campi e no HU, serão substituídas dez mil lâmpadas em 14 edificações onde o consumo noturno de energia é elevado, a exemplo das bibliotecas, Restaurantes Universitários (RUs) e prédios de salas de aulas. O trabalho de troca das lâmpadas teve início pela biblioteca do Campus Sede, há aproximadamente 15 dias, e a previsão é de que seja integralmente concluído em cinco meses. A substituição, nesta fase inicial, está sendo realizada pela equipe do Deman com apoio dos estudantes de Engenharia Elétrica, que participaram de capacitação e atuaram no diagnóstico que identificou os pontos de troca de lâmpadas.

A outra ação do projeto é a implantação de uma central de micro geração fotovoltaica, instalada sobre uma cobertura de assentos em áreas externas de convivência. Quiosques com cobertura de placas solares foram instalados nos campi Sede e Juazeiro, nas áreas de convivência próximas aos RUs dos dois campi, e irão funcionar como pontos de recarga de bateria para celular e notebook, possibilitando uma facilidade à comunidade acadêmica, especialmente aos estudantes. Cada quiosque conta com dez placas solares, com uma potência nominal total de 3 kWp e produção de energia anual estimada em 4,2 MWh/ano.

O assessor de Projetos Institucionais, Leonardo Cavalcanti, ressalta que o projeto tem grande relevância para a Univasf. “As ações irão possibilitar uma redução significativa no consumo de energia anual da instituição”, destaca. Além disso, Cavalcanti destaca que representa um importante passo na aproximação entre a Universidade e a iniciativa privada e possibilita o estreitamento de relações da instituição com o mercado. “A ideia é que possamos desenvolver outras ações em parceria com o Grupo Neoenergia no futuro”, diz.