Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf e Université du Québec à Trois-Rivières assinam acordo de cooperação técnica

publicado: 11/09/2018 17h46 última modificação: 11/09/2018 17h46
Renata Freitas

A Universidade Federal do Vale do São Francisco e a Université du Québec à Trois-Rivières (UQTR) assinaram, ontem (10), um acordo de cooperação técnica que possibilita o desenvolvimento de pesquisas em diversas áreas do conhecimento. A assinatura do documento ocorreu via teleconferência, realizada na sala de reuniões da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), na Reitoria, com a presença do reitor da Univasf, Julianeli Tolentino de Lima, e do reitor da UQTR, Daniel McMahon.

O convênio terá, inicialmente, um projeto de pesquisa a ser desenvolvido no campo da Psicologia  Aplicada. O projeto será coordenado na Univasf pelo professor do Colegiado de Psicologia e coordenador o Núcleo de Estudos e Práticas sobre Infâncias e Educação Infantil (Nupie), Marcelo Ribeiro, e terá a participação da psicóloga do Centro de Estudos e Práticas em Psicologia (CEPPSI) Melina Pereira, que trabalharão junto com o professor Mathieu Point, do Departamento de Ciências da Educação da UQTR.

O assessor de Relações Internacionais da Univasf, Isnaldo Coêlho, ressalta que o convênio possibilita a realização de pesquisas envolvendo outras áreas do conhecimento e outros grupos de pesquisadores tanto da Univasf quanto da UQTR. “O convênio permite que outras propostas de pesquisa sejam estabelecidas entre as duas instituições. Os pesquisadores que se interessarem precisam apresentar à Assessoria de Relações Internacionais (ARI) uma proposta de atividade a ser desenvolvida em cooperação com algum centro de acadêmico da UQTR”, afirma Coêlho. A ARI oferece suporte institucional aos interessados, que também podem consultar a Instrução Normativa N˚ 3/2017, que estabelece critérios, requisitos e procedimentos para realização de instrumentos de cooperação internacional.

UQTR é uma universidade canadense, localizada entre Montreal e Quebéc, que oferece diversos cursos de graduação nas áreas de Educação; Ciências da Saúde; Ciências Sociais; Administração; Ciências Contábeis; Ciências Exatas, Letras, Línguas e Comunicação; Artes e Ciências Humanas. A instituição tem cerca de 14 mil estudantes e conta com programas de mestrado e doutorado.