Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf oferece tradução de Libras online em consultas médicas para ajudar pessoas surdas com sintomas de Covid-19

publicado: 29/04/2020 17h37 última modificação: 29/04/2020 17h37
Layla Shasta

Promover comunicação efetiva entre profissionais da área de saúde e possíveis pacientes surdos, com sintomas de Covid-19, nas regiões de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). Este é objetivo do projeto “Saúde em Libras – Covid 19", da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em parceria com tradutores e intérpretes locais da Língua Brasileira de Sinais (Libras)/Português (TILSPs). A iniciativa é do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Universidade e visa mediar atendimentos médicos para casos suspeitos da doença, através de vídeo-chamadas em Libras, via aplicativo WhatsApp.

Profissionais da saúde podem contatar, gratuitamente, caso precisem, os tradutores e intérpretes voluntários do projeto, que estão de plantão, através do número (87) 9 8841-1207. Ao todo, há 15 tradutores e intérpretes à disposição de hospitais, postos e demais unidades da saúde do Vale do São Francisco. Além de integrantes do NAI, fazem parte da iniciativa servidores do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), Campus Petrolina e Petrolina Zona Rural, da Secretaria de Educação de Pernambuco e do Centro de Informação sobre Medicamentos (CIM) da Univasf.

De acordo com o TILSP do NAI e coordenador da equipe de intérpretes do “Saúde em Libras” Davi Figueiredo, a comunidade surda costuma esbarrar em diversas dificuldades de comunicação no atendimento em saúde e a iniciativa visa fazer com que estas pessoas possam ter a certeza de que, se adoecerem por Covid-19, a barreira comunicacional existente na sociedade poderá ser amenizada. “Não queremos que nenhum surdo, e mais ninguém, seja acometido por esta doença, mas, caso seja necessário, nós estaremos prontos para auxiliá-los”, afirma.