Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf realizará oficinas gratuitas de arte

Univasf realizará oficinas gratuitas de arte

publicado: 28/07/2017 15h20 última modificação: 31/07/2017 16h31
João Pedro Ramalho

Produzir arte é uma atividade que pode ser realizada por qualquer pessoa, independentemente de idade, profissão, gênero. E esse cenário não está distante da comunidade da região. A partir de agosto, a população poderá participar de cursos gratuitos de Artes, que serão ofertados pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). As oficinas vão da cerâmica à performance corporal, dos quadrinhos à escultura em madeira, e são uma iniciativa do projeto “Fazendo Arte na Univasf”, vinculado ao Colegiado de Artes Visuais (Cartes) e à Pró-Reitoria de Extensão (Proex). As inscrições já estão abertas.

Para se inscrever, é preciso enviar nome completo, telefone e indicação da oficina de interesse para o e-mail: oficinasdearteunivasf@yahoo.com. São 15 vagas por oficina. Os cursos terão início a partir da próxima terça-feira (1º). As datas de início das aulas, bem como os dias da semana e horários, constam no cartaz e abaixo. A maioria dos cursos será ministrada no Bloco de Aulas do Cartes, no Campus Juazeiro (BA), com exceção da oficina de Performance, que ocorrerá no Espaço Arte, Ciência e Cultura (EACC), localizado no Espaço Plural da Univasf, também em Juazeiro.

As aulas serão ministradas por 13 estudantes de Artes Visuais vinculados ao projeto de extensão. Os cursos ainda disponíveis são de Performance, Tear Manual Indígena, Criação de Roteiros para Vídeos, Criação Artística com Uso de Materiais Recicláveis, Cerâmica, Escultura em Madeira e Quadrinhos. Os inscritos com pelo menos 75% de frequência receberão certificado. Além desses cursos, serão ofertadas oficinas de Fotografia com o uso de celular, cujas vagas já estão preenchidas, e de Pintura, que será realizada com os idosos abrigados no Lar São Vicente de Paulo, em Juazeiro.

Esta é a primeira ação promovida pelo “Fazendo Arte na Univasf”, que teve início este ano. De acordo com a professora do Cartes e coordenadora do projeto, Inês Regina Argolo, uma segunda atividade que deverá ser realizada é um circuito de exposições, com trabalhos dos alunos de Artes Visuais e também dos participantes das oficinas que disponibilizarem suas obras. Segundo ela, o projeto tem o objetivo de contribuir socialmente com a comunidade, devolvendo à população o que foi financiado com dinheiro público e aproximando-a do curso de Artes e da Univasf.

Inês Regina Argolo também afirma que a proposta do “Fazendo Arte na Univasf” é de permitir aos estudantes a prática da educação não formal, ampliando suas experiências. “O projeto beneficia não só a comunidade, mas os alunos, porque ao mesmo tempo em que eles treinam, vivenciam diversos papéis: de professor de arte, artista, organizador e mediador de exposições”, explica.

Datas e Horários das Oficinas:

Performance – 14 a 18 de agosto, todas as tardes, das 13h às 18h.

Tear Manual Indígena – 2 a 31 de agosto, às quartas e quintas-feiras, das 8h às 12h.

Criação de Roteiros para Vídeos – 16 a 25 de agosto, todas as tardes, das 14h às 17h.

Criação Artística com Uso de Materiais Recicláveis – 11 de agosto a 2 de setembro, às sextas-feiras, das 18h às 22h; e aos sábados, das 14h às 18h.

Cerâmica – 1º a 23 de agosto, às terças, quartas e sábados, das 8h às 12h.

Escultura em Madeira – 8 a 23 de agosto, de terça a sexta-feira, das 14h às 17h.

Quadrinhos – 2 a 30 de agosto, às segundas e quartas, das 14h às 17h; e aos sábados, das 8h às 12h.