Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf seleciona estudantes para o Programa dos Futuros Líderes nas Américas (PFLA) em universidade canadense

publicado: 20/02/2019 13h55 última modificação: 21/02/2019 11h11
Mônica Santos

O Programa dos Futuros Líderes nas Américas (PFLA), realizado pelo Canadá, está com inscrições abertas para pesquisadores e estudantes brasileiros de graduação e pós-graduação interessados em realizar estudos em instituições canadenses. O programa oferece bolsas de curta duração, financiadas pelo governo do Canadá. A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio da Assessoria de Relações Internacionais (ARI), realiza processo seletivo interno de estudantes de graduação interessados em participar do programa na Université du Québec à Trois-Rivières (UQTR), universidade com a qual a Univasf mantém convênio de cooperação técnica internacional. As inscrições devem ser feitas até 6 de março exclusivamente por e-mail.

Os candidatos interessados devem encaminhar, para o e-mail bci.ari@univasf.edu.br, os documentos solicitados no Edital N˚ 1/2019 com o assunto: “Inscrição em programa de MEI”. A seleção será feita por uma comissão de avaliação que irá definir o coeficiente de desempenho para acesso à Mobilidade Estudantil Internacional (MEI). O coeficiente levará em conta os seguintes critérios: uma entrevista pessoal, que terá seu local e data definidos posteriormente; percentual da graduação cursada; coeficiente de rendimento; proficiência e a qualidade do plano de afastamento.

Também é necessário que os candidatos participem do I Encontro de Orientação para o PFLA-UQTR, que será realizado pela ARI na próxima quarta-feira (27), às 9h, na Sala 7, bloco de salas de aula, no Campus Sede, em Petrolina (PE). Não é necessário inscrição prévia para participar da reunião, que também será transmitida via web conferência pela TV Caatinga para os campi afastados de Petrolina e Juazeiro. “A participação neste encontro é importante, pois serão destacados aspectos relacionados ao planejamento do intercâmbio, características da instituição canadense e os trâmites necessários para participar do programa”, informa o assessor de Relações Internacionais, Isnaldo Coêlho. Os participantes também poderão esclarecer dúvidas sobre o PFLA-UQTR.

O encontro terá a participação do professor do Colegiado de Psicologia, Marcelo Ribeiro, coordenador do convênio institucional com a UQTR. Ele irá falar sobre a universidade e sua experiência no Canadá, durante a pós-graduação. Haverá emissão de certificado de participação neste encontro, com validade de 12 meses, que poderá ser utilizado por estudantes interessados em participar de programas posteriores de MEI.

Para participar da seleção interna para o PFLA-UQTR é preciso apresentar “Plano de Afastamento” ao colegiado do curso de origem, conforme determina o Edital N˚ 1/2019, e cumprir os requisitos da chamada da Université du Québec à Trois-Rivières (UQTR) para o PFLA, entre os quais destacam-se ser indicado por uma instituição parceira, ter nível B2 de domínio do idioma francês, apresentar Coeficiente de Rendimento Escolar (CRE) igual ou superior a 7,0 e ter encontrado um programa de estudos na UQTR compatível com o seu curso na Univasf. As bolsas do Programa dos Futuros Líderes nas Américas têm duração de 4 a 6 meses.

Mais informações podem ser obtidas diretamente no Bureau de Contatos Internacionais (BCI) da ARI, que fica localizado no 1º andar do prédio dos Colegiados do Campus da Univasf em Juazeiro, através do telefone (87) 2102-7650, do e-mail bci.ari@univasf.edu.br ou diretamente no edital.