Você está aqui: Página Inicial > Servidor > Notícias do Servidor > Servidores participam de curso sobre modelagem BIM para aplicação em projeto arquitetônico

publicado: 03/05/2017 17h14 última modificação: 03/05/2017 17h14
Assessoria de Comunicação

Modelar a construção de maneira mais próxima possível do real. Essa é uma das funcionalidades da modelagem BIM (Building Information Modeling), Modelagem de Informações da Construção, processo que está sendo discutido no “Curso de Modelagem BIM: Projeto de Arquitetura”, realizado no Laboratório de Informática II, Campus Juazeiro. A ação, promovida pela Superintendência de Gestão de Pessoas (SGP), através da Coordenação de Capacitação e Desempenho (CCD), começou ontem (2) e termina no próximo sábado (6). O curso é ministrado pelo professor da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Fabiano Mikalauskas.

Participam da atividade 18 servidores da Assessoria de Infraestrutura (Infra); da Prefeitura Universitária (PU); do Colegiado de Engenharia Civil da Univasf; da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano da prefeitura de Juazeiro; e da Secretaria de Desenvolvimento e Sustentabilidade da prefeitura de Petrolina. O objetivo da ação é capacitar os participantes para utilizar ferramentas CAD-BIM na projetação arquitetônica, desde a fase de concepção ao desenvolvimento do projeto executivo, estimulando o uso de ferramentas computacionais que facilitem a realização de estudos de alternativas para soluções de problemas de projeto.

Projetar com a tecnologia BIM envolve juntar informações, através de uma ferramenta computacional, a cada etapa e objeto da construção. Dessa forma, é possível visualizar o projeto desde o levantamento do terreno até a fundação, construção e acabamento, além de incluir dados aos itens que compõem cada fase. De acordo com o professor, é possível especificar o tipo e a marca dos materiais que serão utilizados na obra, entre outros detalhes. Essas informações ficam reunidas em um único modelo, facilitando a consulta e também a visualização do projeto como um todo.

Segundo Mikalauskas, que trabalha com tecnologias digitais para a arquitetura desde 2009, a modelagem BIM tem o objetivo de desenvolver uma prática integrada, na qual todos os participantes têm papel fundamental. Para o professor da UFBA, a realização do curso é importante para a atualização dos profissionais da área. “É um processo que vai dominar o mercado e por isso é importante que os profissionais se mantenham atualizados e preparados para essa realidade”, diz.

Esta é a segunda ação sobre modelagem BIM realizada pela SGP. O primeiro curso, que aconteceu em dezembro de 2016, trouxe uma abordagem geral sobre o tema. Neste curso, está sendo feita uma aplicação para projeto arquitetônico. Paulo Leonardo Passos, ex-aluno da Univasf e atual engenheiro civil da prefeitura de Juazeiro, é um dos participantes do curso. Para ele, essa é uma oportunidade de se capacitar. “O BIM é uma tecnologia que ajuda no planejamento, orçamento e dá suporte ao profissional na elaboração do projeto. Através do curso vou poder me manter atualizado”, comenta.

A professora do Colegiado de Engenharia Civil Silvia Coelho, que estuda ferramentas auxiliares no processo de projetar, considera este um momento de aprofundar os conhecimentos do curso anterior. “Poderei aperfeiçoar a concepção e realização do projeto, tanto no ensino quanto na pesquisa, área em que trabalho”, ressalta.