Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 10º Fórum de Mobilização Antimanicomial será realizado em setembro no Campus Juazeiro

publicado: 17/07/2024 16h40 última modificação: 17/07/2024 16h40

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio do Núcleo de Mobilização Antimanicomial (Numans), realizará o 10º Fórum de Mobilização Antimanicomial, com o tema “Cuidar em liberdade: Uma luta de muitas gentes/frentes”. O Fórum acontecerá conjuntamente com a 6ª Mostra de Atenção Psicossocial e o 1º Encontro Nacional do Cuidado em Liberdade, com a perspectiva de avançar na construção de uma sociedade sem manicômios. O evento ocorrerá entre os dias 25 e 27 de setembro, no Complexo Multieventos da Univasf, localizado no Campus Juazeiro (BA). As inscrições podem ser realizadas até o dia 24 de setembro.

Podem participar do Fórum estudantes de graduação e pós-graduação, docentes, profissionais, gestores de políticas públicas e demais interessados na luta antimanicomial. Os interessados podem se inscrever através do site do evento, de forma gratuita. Os inscritos poderão submeter trabalhos de pesquisa e extensão realizados na atenção psicossocial sobre temas relativos às dez áreas temáticas contempladas. Cada participante poderá submeter até quatro trabalhos, mediante o pagamento de uma taxa fixa de R$ 6,99. Os aprovados deverão ser apresentados na forma de pôster. O prazo para submissão termina dia 31 de julho. Mais informações sobre o procedimento constam no site do evento.

O Fórum de Mobilização Antimanicomial tem como intuito contribuir com o avanço da produção do cuidado em saúde mental e atenção psicossocial no sertão do Submédio São Francisco e aproximar a sociedade local do debate sobre a produção do cuidado em Saúde Mental, no contexto da Reforma Psiquiátrica e da Luta Antimanicomial, em nível nacional e regionalmente.

Segundo Bárbara Cabral, coordenadora geral do evento e docente do Colegiado de Psicologia da Univasf, a perspectiva do Fórum é ampliar as alianças da Luta Antimanicomial com as diversas frentes dos movimentos sociais e, assim, fortalecer o ideal democrático, na busca de ferramentas para operá-lo nos diversos espaços sociais. “O evento proporcionará um espaço de compartilhamento sobre a produção científica de cuidado em saúde mental e atenção psicossocial, pela premissa de que toda vida vale a pena ser vivida, em sua pluralidade e diversidade. Compreendemos que a conversa entre todos os segmentos é o grande desafio, mas nossa meta é a mesma, aprimorar e diversificar nossas estratégias de cuidado”, comenta a coordenadora.

A realização do 10º Fórum de Mobilização Antimanicomial conta com a participação da Liga Interdisciplinar Antimanicomial do Sertão (Liams) e da Residência Multiprofissional em Saúde Mental da Univasf e tem o apoio da Rede Nacional Internúcleo da Luta Antimanicomial (Renila), do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da Univasf (NAI), da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Vigilância em Saúde, do PET-Saúde Equidade e das Prefeituras Municipais de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE).