Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 14ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Scientex) da Univasf começa nesta segunda-feira (21)

publicado: 18/02/2022 16h10 última modificação: 18/02/2022 16h10
Júlia R. Mendes

Com mais de 1,6 mil inscritos e 518 trabalhos submetidos, começa nesta segunda-feira (21) a 14ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Scientex) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A Scientex, que irá acontecer até quinta-feira (24) no formato remoto, é um dos eventos mais importantes da Univasf e tem o intuito de apresentar os resultados de ações realizadas por estudantes, professores e técnico-administrativos em educação da Universidade. Esta edição conta com palestras, oficinas, apresentação de trabalhos e lives. As inscrições para ouvintes podem ser feitas gratuitamente por toda a comunidade interna e externa até o início do evento.

Os interessados em participar das atividades devem se inscrever no site da 14ª Scientex, que também será a plataforma de transmissão. A cerimônia de abertura terá início às 8h com uma apresentação musical do cantor Nilton Freitas. Em seguida, às 9h, será realizada a conferência de abertura com participação da professora Nilma Lino Gomes, da Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que falará sobre “(Re)Existência das Universidades em Tempos de Pandemia”, tema central do evento. A conferência terá mediação da pró-reitora de Extensão da Univasf, Lucia Marisy.

Esta edição da Scientex irá englobar a 16ª Mostra de Extensão, 16ª Jornada de Iniciação Científica (JIC), 10ª Jornada de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Joint), a 10ª Mostra de Pós-Graduação (MPG), 10ª Mostra do Programa de Educação Tutorial (PET), 9ª Mostra de Bolsistas de Incentivo Acadêmico (BIA), 8ª Mostra de Iniciação à Docência, 13ª Mostra de Monitoria e Tutoria e a 3ª Mostra do Programa de Residência Pedagógica (RP). Os melhores trabalhos serão premiados com menção honrosa ao final do evento.

A programação também conta com mais de 70 palestrantes convidados, que irão ministrar minicursos, oficinas e palestras. Entre os temas a serem abordados nas palestras destacam-se “Pensar a docência no ensino superior no semiárido nordestino”, “Abordagem introdutória em bioinformática e genômica”, “Os recursos hídricos em um mundo pós-pandemia”, “Dissecção aguda da aorta torácica: o que sabemos deste assassino silencioso?”, “Sofrimento psíquico no ensino superior” e “Libras, etapas para a criação e submissão de um projeto de extensão”. No encerramento do evento, na quinta-feira (24), haverá uma mesa redonda composta pelos pró-reitores de Ensino, Adelson Dias; de Extensão, Lucia Marisy; e de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Patrícia Nicola. A programação completa pode ser encontrada no site.

A pró-reitora Patrícia Nicola diz que a Scientex é um evento de valoração das atividades desenvolvidas no âmbito da Univasf, possibilitando que os estudantes explanem seus trabalhos e resultados obtidos aos demais membros da comunidade universitária. “Nesse período da Scientex é priorizado o estímulo à cooperação, troca de informações, o reconhecimento pelo esforço, bem como a valorização do respeito dos estudantes por si, pelo outro e pela comunidade”, afirma a docente, que enfatiza que a participação de todos, com críticas e sugestões aos trabalhos apresentados, representa uma grande contribuição à formação dos alunos.

Devido às medidas restritivas à realização de atividades presenciais impostas pela pandemia da Covid-19, o evento, que antes era realizado presencialmente, permanecerá remoto este ano, assim como na última edição. A 14ª Scientex é organizada pelas Pró-Reitorias de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI), de Ensino (Proen) e de Extensão (Proex) da Univasf. A organização conta com o apoio da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).

No canal da Scientex no YouTube, a organização disponibilizou vídeos com orientações sobre como realizar a inscrição, acessar as atividades do evento e imprimir os certificados, entre outros. Para mais informações, acesse também o site e o Instagram da 14ª Scientex.